• Carregando...
Unidade de Pronto Atendimento (UPA)do Sítio Cercado recebeu quatro casos que podem ter envolvimento com Baleia Azul | Cesar Brustolin/SMCS/Cesar Brustolin/SMCS
Unidade de Pronto Atendimento (UPA)do Sítio Cercado recebeu quatro casos que podem ter envolvimento com Baleia Azul| Foto: Cesar Brustolin/SMCS/Cesar Brustolin/SMCS

Os oito casos de tentativa de suicídio e automutilação suspeitos de ligação com o jogo Baleia Azul, registrados em Curitiba desde a terça-feira (18), estão concentrados em apenas uma região da cidade - a Sul, entre os bairros Boqueirão e Tatuquara. O jogo, que surgiu na Rússia, propõe uma série desafios que culminam com a morte dos jovens envolvidos.

ORIENTAÇÃO - veja como proceder se vc conhece alguém que possa estar participando do desafio da baleia azul

Baleia Azul: Grupo de elite da Polícia Civil terá apoio de psicólogos em investigações

Leia a matéria completa

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cinco situações foram tentativas de suicídio e três casos de automutilação. Quatro adolescentes foram parar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sítio Cercado e um na UPA do Pinheirinho Os demais foram atendidos em postos de saúde da região. Os oito casos, bem como quaisquer outros que venham a ser suspeitos de vítimas do desafio da baleia azul, foram encaminhados ao Conselho Tutelar, que avalia se deve ser levado à polícia .

Todos os adolescentes atendidos têm entre 13 e 17 anos de idade. Nos casos em que houve tentativas de suicídio, as formas de agir também apresentaram semelhança entre si. “Percebemos uma repetição do padrão, eles foram nas tentativas de automutilação e e também tomaram grandes quantidades de medicamentos”, relatou o secretário municipal de saúde, João Carlos Baracho.

Ele assinalou que o acesso às informações da rede municipal de saúde – inclusive o mapa da concentração de casos – já foi liberado para a Polícia Civil. Os integrantes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) vão investigar se os episódios registrados na cidade têm alguma relação com o jogo.

Apelo

Ainda na terça-feira (18),o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), se reuniu com secretários e assessores e gravou um vídeo em que faz um apelo à comunidade na prevenção de novos casos envolvendo o jogo Baleia Azul. O material foi postado no perfil do prefeito no Facebook. Greca nomeou o jogo como “uma desgraça que chegou a Curitiba” e disse que os jovens e famílias da capital não merecem acreditar que a morte e o suicídio valem a pena. “Você precisa nos ajudar a reagir”, disse ele no vídeo.

CVV

Segundo o Centro de Valorização à Vida (CVV), que atua na prevenção ao suicídio, a procura pelos serviços da organização disparou após a popularização do jogo Baleia Azul. Somente entre 1º e 10 de abril, a demanda via email cresceu 445%. Foram recebidos 1.840 e-mails em todo o país, contra 635 no mesmo período de março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]