• Carregando...
Agentes de combate a endemias já iniciaram mapeamento do mosquito transmissor da dengue em Curitiba | Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo
Agentes de combate a endemias já iniciaram mapeamento do mosquito transmissor da dengue em Curitiba| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

Curitiba deu a largada para o levantamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti que, ao final, vai permitir calcular o índice de infestação do mosquito na cidade. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de um índice abaixo de 1%. Os moradores devem ficar atentos à identificação dos agentes pelo crachá, que vai conter o nome e a matrícula do servidor. Todos usam uniformes da cor azul e, em casos de dúvida, o morador pode solicitar a identidade para comparar os dados. As visitar dentro dos imóveis devem ser acompanhadas.

A previsão da prefeitura é de que os 70 agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitem aproximadamente 24 mil imóveis do município próximos 20 dias úteis (período que pode variar por causa das condições climáticas). A amostragem dos lares que receberão as visitas foi definida com base em sorteio de rigor científico. A mesma metologia é aplicada em todo o país.

Além de residências, comércios e terrenos baldios também serão vistoriados. Segundo a prefeitura, como não se trata de um mutirão de fiscalização, proprietários de imóveis onde forem localizados criadouros serão apenas orientados sobre como evitar os nichos de procriação do mosquito.

Em todo o país, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é deque o índice de infestação fique abaixo de 1%. No ano passado, nesta mesma época, Curitiba ficou dentro do esperado. “

Como prevenir

Não importa a época do ano, é sempre importante manter os cuidados para eliminar possíveis criadouros do Aedes - transmissor da dengue, zika e chikungunya. Veja algumas dicas para enfrentar o mosquito:

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 - Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]