• Carregando...
 | /
| Foto: /

Época do ano em que muitas pessoas aproveitam para viajar, os meses de verão acabam trazendo um problema irritante para quem fica em Curitiba: o barulho dos alarmes disparados em residências vazias.

Passível de multa, a situação pode ser denunciada para a prefeitura de Curitiba, que notifica o proprietário do imóvel com o barulho incessante. Do dia 20 de dezembro de 2017 até o dia 3 de janeiro deste ano, cerca de duas reclamações por dia foram registradas na capital.

O dado é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), que explica que só o número de chamados abertos pelo serviço telefônico 156 ao longo desses 18 dias equivale a 6% do total do ano inteiro. Desde primeiro de janeiro de 2017, foram 483 reclamações.

O disparo do alarme, que se enquadra como perturbação de sossego, pode ser informado por meio do telefone 156. Logo que o chamado é aberto, a SMMA encaminha uma notificação para medidas corretivas, ou seja, para que o proprietário tome providências para desligar o alarme e impedir que incomode novamente. Caso a situação se repita, porém, uma multa é aplicada ao dono do imóvel, que pode ter que desembolsar até R$ 5,3 mil.

Arrumando o sistema

Segundo a SMMA, o ideal para um imóvel vazio que tem sistema de alarme é que haja um suporte que permita a averiguação da situação e correção do problema. Outra ideia é ter uma empresa ou mesmo alguém próximo e de confiança que possa verificar a casa e estar atento a possíveis disparos - quem sabe até mesmo algum vizinho.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]