• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Curitiba e o Litoral do Paraná devem ter uma quarta-feira (17) de bastante chuva, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta madrugada, o órgão federal estabeleceu alerta laranja para a região, que significa possibilidade de chuvas intensas, fortes rajadas de ventos e raios. No fim da noite desta terça-feira (16), tempestade que atingiu as praias do estado levaram a Defesa Civil a atender 12 ocorrências em Matinhos e Paranaguá. Em Matinhos, parte da famosa Avenida Atlântica, no balneário de Caiobá, ficou embaixo d’água.

Leia também: 10 mudanças no trânsito que vão impactar o curitibano em 2018

De acordo com a Climatempo, o risco é de grandes volumes acumulados até sexta-feira (19). O alerta também vale para Santa Catarina, onde três pessoas morreram por causa da chuva ininterrupta que tomou conta da parte leste do estado durante quase três dias na semana passada.

Alerta laranja indica chuva forte na região de Curitiba e LitoralInmet/Reprodução

Esse novo período de instabilidade ganha força porque a circulação de ventos sobre o Brasil continua transportando ar quente e úmido da região amazônica para os estados da região Sul. E, de acordo com a Climatempo, a combinação desse fluxo constante de umidade com sistemas de baixa pressão atmosférica mantém as áreas de nuvens carregadas .

Chuva: Prejuízos causados por quedas de árvores podem ser ressarcidos pela prefeitura

Para esta quarta, a possibilidade de chuva forte e volumosa no Paraná é maior para Curitiba, região metropolitana e o Litoral.

As pancadas não vão ocorrer durante o dia todo. Pode haver períodos de trégua, mas a previsão indica volumes elevados no acumulado de cinco dias, que podem resultar em alagamentos e outras ocorrências.

Calor

Ainda assim, o calor vai continuar. Na capital, a média dos termômetros fica similar à de terça-feira (16): o dia começa com 16ºC, mas a temperatura deve subir rapidamente, chegando à máxima de 25ºC. Já nas praias a temperatura sai de 19ºC e pode chegar a 28ºC.

Entre as principais cidades do estado, a menor temperatura máxima prevista pelo Simepar é em Guarapuava, onde esquenta até 23ºC. Seguindo mais a Oeste, a variação em Foz do Iguaçu fica entre 18ºC e 30ºC. No Norte paranaense, em Maringá, os termômetros devem ir de 20ºC a 29ºC. Todas as áreas seguem na expectativa de chuva a qualquer momento, alternada entre sol e nebulosidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]