• Carregando...
Alerta é válido também para Região Metropolitana de Curitiba. | /
Alerta é válido também para Região Metropolitana de Curitiba.| Foto: /

A semana de sol e calor em Curitiba pode chegar ao fim com temporais, quedas de árvores, alagamentos, raios e granizos nesta sexta-feira (17). A possibilidade dessas situações acontecerem coloca a cidade em alerta laranja, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido desde as 12h desta sexta e vai até as 4h da madrugada de sábado (18).

A área de abrangência do aviso cobre todas as regiões do Paraná, além de certas áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta laranja significa estado de perigo e, na classificação do Inmet, só o alerta vermelho é mais perigoso. De acordo com o Inmet, os ventos na região podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora e as chuvas devem ser intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora.

Além disso, o alerta aponta para a possibilidade de queda de granizo, além do risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. Na última quinta-feira (16), cidades da RMC e do Litoral tiveram estragos por causa do granizo que caiu. Na madrugada desta sexta, a chuva forte caiu sobe Curitiba e também trouxe algumas complicações, principalmente no trânsito. Na região do Mercado Municipal, no Centro da capital, uma árvore caiu e bloqueou o tráfico de veículos por toda a manhã.

Cuidados durante a tempestade

Caso o temporal aconteça com a intensidade prevista, a orientação do Inmet é que sejam desligados os aparelhos eletrônicos, bem como o quadro geral de energia. Além disso, caso tenham rajadas de vento, não é recomendado procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas.

Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Para esclarecer eventuais dúvidas e obter mais informações, basta entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]