• Carregando...
 | Bigstock/Bigstock
| Foto: Bigstock/Bigstock

Curitiba vai ganhar um aplicativo de carona aos moldes de Uber e Cabify dedicado a mulheres. Batizado de Frida Karro, o serviço foi desenvolvido na cidade e promete colocar apenas motoristas do sexo feminino para dirigir, além de oferecer corridas 20% mais barato. A proposta é que os primeiros carros comecem a circular pela capital a partir do dia 1º de dezembro, mas a companhia já começou a receber currículos.

De acordo com o advogado Marcello Lombardi, um dos proprietários da empresa, a ideia surgiu com o objetivo de oferecer mais segurança aos usuários de aplicativos de carona. “Percebemos que as mulheres estão preocupadas com o atendimento e estão receosas com tantas notícias envolvendo abusos. Eu, por exemplo, tenho duas filhas e não me sinto confortável em colocá-las dentro de um Uber”, afirmou.

Leia também: Uber cria área de embarque no Aeroporto Afonso Pena, mas Infraero manda tirar

Por isso, ele decidiu apostar em mulheres ao volante devido à segurança que elas passam aos passageiros. Além disso, encomendou uma pesquisa no Brasil e no exterior para provar que o sexo feminino também colabora com a segurança no trânsito. “Cerca de 90% dos acidentes graves em todo o mundo são cometidos por homens ao volante. Então, se uma mulher está levando você, existe 90% menos chance do envolvimento em uma colisão”.

Segurança para elas

No entanto, ter apenas mulheres dirigindo pode atrair bandidos. Por isso, Marcelo explica que a Frida Karro oferecerá o serviço de segurança armada 24 horas, que será acionado imediatamente em caso de emergência. “Cada carro terá um botão de pânico para que o motorista ou o passageiro possam ativar em caso de necessidade”. Assim que for chamada, a equipe se desloca de uma das cinco centrais espalhadas pela cidade. “Como sairá do ponto mais próximo, nossa expectativa é que o auxílio chegue em aproximadamente cinco minutos”.

Segundo ele, esse plantão também será acionado no momento em que o veículo sair da rota previamente estabelecida pelo usuário no aplicativo. “Nesses casos, vamos enviar uma mensagem à motorista e, se ela não responder, nosso tático irá ao encontro do carro”.

Um dos criadores do app, Marcello Lombardi teve a ideia por causa das suas filhasAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Mais barato

Além da segurança, a empresa também quer apostar em preços mais competitivos para se diferenciar da concorrência e ampliar sua base de usuários. A promessa é que os valores sejam os menores do mercado. Para isso, o aplicativo curitibano terá acesso a todos os concorrentes e apresentará ao passageiro um preço até 20% mais barato que os demais. “Essa análise é interna e não aparecerá ao usuário, mas ele perceberá que o valor ficou bem acessível”, explica Marcelo.

Leia também: Taxistas fazem nova caravana a Brasília para pressionar regulamentação de apps

Enquanto oferece preço mais baixo, a Frida Karro também promete destinar 10% do lucro para projetos sociais envolvendo mulheres e ainda garante maiores rendimentos às colaboradoras. “A motorista Frida vai ganhar 100% a mais do que o oferecido nos demais aplicativos”, adianta.

Cadastro

Para trabalhar no frida Karro, é necessário ser maior de 18 anos, acessar o site da empresa e preencher o formulário de cadastro. Entre os documentos obrigatórios estão a carteira de motorista nacional dentro da validade, certidão negativa de antecedentes criminais e certidão negativa de multas. O carro também precisa estar com a documentação em dia e passar por uma vistoria.

A meta da empresa é cadastrar mil motoristas em Curitiba e região metropolitana até dezembro, e expandir o atendimento em 2018 para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Já em 2019, a expectativa é atender todo o país. “Afinal, mulher no volante é garantia de respeito constante. Uma ideia 100% brasileira que não levará nossos recursos para fora do país”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]