• Carregando...
 | Arquivo da /
| Foto: Arquivo da /

A tradição portuguesa não entrou na vida de Arany de Caldas, falecida em julho deste ano, aos 78 anos, logo que nasceu, como geralmente acontece. Porém, a escriturária sociável e muito ativa na Sociedade Portuguesa 1.º de Dezembro passou a sentir pulsar nas próprias veias o sangue português ao se casar, ainda jovem, com Manuel João de Caldas.

Vindo de Portugal para o Brasil aos 18 anos, na época do serviço militar, para trabalhar com um tio que residia em Curitiba, Manuel conheceu Arany durante uma viagem a Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, onde os dois passavam as férias. Como ela morava em Blumenau e ele no Paraná, trocaram endereços e passaram a se corresponder por cartas até que o casamento, em Santa Catarina, fosse concretizado.

Firmaram residência em Curitiba, onde Manuel já iniciava seus passos como comerciante, ramo em que atuou durante toda a vida, com armarinhos ou mercearias. Da terra natal, trouxe costumes que se tornaram também parte da rotina de Arany, como utilizar a lenha que eles mesmos cortavam e cuidar de criações de animais, como porcos, galinhas e coelhos.

De noiva, Arany passou a fazer parte da realização de outros enlaces, pois era escriturária do cartório do Boqueirão, onde juramentava casamentos e nascimentos. Dedicou mais de 30 anos a esse trabalho e era muito querida pelos colegas. Não apenas por eles, mas por todos que a conheciam. Apaziguadora e sensível, foi uma parceira fiel para amigos e para os filhos.

Gostava muito da companhia das pessoas e de conhecer lugares novos. A praia era um de seus destinos favoritos e, depois da aposentadoria e do falecimento do marido, podia passar semanas sozinha aproveitando o sol e mar. Já pela manhã, pegava sua cadeira de praia, o sombreiro e partia para a areia. Outro ponto que a agradava na estada no litoral eram os amigos e vizinhos que cultivava.

O Maranhão e resorts com águas termais fizeram parte de seus roteiros de viagem, mas a mais marcante aconteceu quando Arany foi a Portugal e pode conhecer a fonte da cultura da qual partilhou durante a maior parte de sua vida. Conheceu a família do marido e os locais que marcaram sua juventude.

Dos costumes portugueses absorveu um de seus aspectos mais marcantes: a culinária. Tornou-se mestre em fazer bacalhau de forno, caldo verde, bolinho de bacalhau (considerado “sensacional” por quem o provou) e os rojões, prato com carne de porco com molho de vinho. Arany morreu de câncer e deixou dois filhos e dois netos.

--------------

Lista de falecimentos - 06/01/2018

Adão de Souza Bueno, 66 anos. Filiação: Alcino de Souza Bueno e Ema Fernandes Bueno. Sepultamento ontem.

Alceu Ribas Vidal, 47 anos. Filiação: Alcebiades Ribas Vidal e Ana Saldan. Sepultamento ontem.

Aldinei Cordeiro dos Santos, 36 anos. Profissão: servente. Filiação: Pedro Cordeiro dos Santos e Zoraide Elias dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo de residência.

Caio Pereira de Sousa, 22 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Sebastião José de Sousa e Rosa Júlia Pereira. Sepultamento ontem.

Catharina Santos Polli, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nicolau Severino dos Santos e Maria Cavalli. Sepultamento ontem.

Claudeir Pinheiro Moreira, 22 anos. Profissão: estudante. Filiação: Helia Pinheiro Moreira. Sepultamento ontem.

Davi Miguel Amim Reino. Filiação: Valério Henrique Reino e Márcia Marcela Amim. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Bela Vista do Ivaí (PR).

Decir Decio dos Reis, 81 anos. Filiação: Ernesto Vilela dos Reis e Ellilia Maria Vilela. Sepultamento ontem.

Denise de Souza, 49 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Roberto Daniel de Souza e Inêz de Jesus Souza. Sepultamento ontem.

Elias Moreira, 77 anos. Filiação: João Batista Moreira e Maria Moreira. Sepultamento ontem.

Elisabete Ângela Faustino, 51 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alcides Faustino e Yolanda Pereira Faustino. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo do Cemitério Municipal do Água Verde - capela.

Emília Jorge Nosete, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Jorge e Imacula Lori. Sepultamento ontem.

Erika Arendt, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alexander Neuwirth e Júlia Neuwrth. Sepultamento ontem.

Felícia Prade, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adão Stanula e Bronislava Stanula. Sepultamento ontem.

Felipe Augusto Cezar de Araújo, 25 anos. Profissão: frentista. Filiação: Ernesto Cezar de Araújo Neto e Sandra Maria Loukachak de Araújo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal de Paranaguá (PR).

Fernando José da Silva, 60 anos. Filiação: Pedro Firmo da Silva e Eneida Fagundes da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de União da Vitória (PR).

Fernando Moraes Lao Pinto, 19 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Aldemir Lao Pinto e Márcia Maria Machado Moraes. Sepultamento hoje, no Cemitério São Roque, em Piraquara, saindo do Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.

Glenio Ferreira Vaz, 67 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Afonso Ferreira Vaz e Maria da Conceição Araújo. Sepultamento ontem.

Homero Rodrigues dos Santos Neto, 32 anos. Filiação: Delmira Rodrigues Rosa. Sepultamento ontem.

Ignez Onorilde Lemos, 82 anos. Filiação: Luiz Cheebatto e Erminia Chiarentin. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Ismael Eriquison Rinaldi, 31 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Regeane Rinaldi. Sepultamento ontem.

Joel Gonçalves, 59 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Tacilio Rodrigues Gonçalves e Neusa Rodrigues Gonçalves. Sepultamento ontem.

Jorge Bernard, 80 anos. Profissão: professor. Filiação: Walter Bernard e Herta Bernardova. Sepultamento ontem.

José Evangelista da Costa, 60 anos. Profissão: técnico hidráulico e pneumático. Filiação: João Evangelista da Costa e Adalgisa Alves da Costa. Sepultamento ontem.

José Kasmarek, 56 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Kasmarek e Margarida Maria Kasmarek. Sepultamento ontem.

José Marques dos Santos, 91 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Raimundo Marques dos Santos e Maria Marques dos Santos. Sepultamento ontem.

Lavínia Beltrão Mottim, 79 anos. Profissão: empresário. Filiação: Francisco Trevisani Beltrão e Ionia Braga Beltrão. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Ponta Grossa (PR).

Leo Mendes de Moraes, 45 anos. Filiação: Fátima Mendes de Moares. Sepultamento ontem.

Leoni Crestani, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Esrnesto Chiarelo e Maria Chiarelo. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula - capela 03.

Leonilda Tamanho Zeferino, 75 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Tamanho e Rozalina Rempel. Sepultamento hoje, saindo de Chapecó (SC).

Lilian de Castro Cordeiro Marcondes Machado, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Augusto Cordeiro e Aracy de Castro Cordeiro. Sepultamento ontem.

Luiz Henrique Dutra de Ramos, 25 anos. Profissão: estudante. Filiação: Casemiro de Ramos e Sueli Dutra de Ramos. Sepultamento ontem.

Marcílio Jeremias, 77 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: João Jeremias e Davina Maciel. Sepultamento ontem.

Márcio Antônio Alves, 38 anos. Profissão: pintor. Filiação: Marcolino Alves e Maria Francisca Alves. Sepultamento no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela no bairro Santa Quitéria.

Maria Beatriz Carniel Cador. Filiação: Marcelo Cador e Eliane Carnel Cador. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Funerária Kolleing, em São Lourenço do Oeste (SC).

Maria Bomfim de Lara, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Soares de Bomfim e Julieta Taborda de Faria. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo do mesmo cemitério.

Maria Ivone de Almeida, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Correa e Darli Alvina Correa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, em Quatro Barras, saindo de Congregação Batista Vila da Fé, na R. João Scuissiato, 381, no bairro Santa Quitéria.

Maristela Schwerz, 39 anos. Profissão: advogada. Filiação: José Ermindo Schwerz e Maria Estela Vidotto Schwerz. Sepultamento ontem.

Matheus Henrique Santos, 19 anos. Filiação: Rosnei Santos e Soeme Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Odilon José de Brito, 84 anos. Filiação: Manoel Augusto de Brito e Olga Otenio de Brito. Sepultamento ontem.

Orlando Antônio Mayer, 50 anos. Profissão: coordenador. Filiação: Paulo Mayer e Tereza Klodzinski Mayer. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Piên (PR).

Orlando José, 59 anos. Profissão: conferente. Filiação: Elias José e Maria Olivina José. Sepultamento ontem.

Osmir José Semicek, 62 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: João Semicek e Ivone Honesta Gasparin Semicek. Sepultamento ontem.

Palmira Silva de Lima, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Martins dos Santos e Mariana Silva dos Santos. Sepultamento ontem.

Paulo Admir Muller, 58 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Hilda Duarte Muller. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

Regina Olenik, 74 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: Miguel Olenik e Angelina Olenik. Sepultamento ontem.

Rosângela Albino, 35 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Izaias Albino e Edna Dias Albino. Sepultamento ontem.

Silesio Burzichelli, 83 anos. Filiação: Anacleto Burzichelli e Júlia Fave Burzichelli. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Silvano Gonçalves Rosa Júnior, 25 anos. Filiação: Silvano Gonçalves Rosa e Célia Regina Clazer. Sepultamento ontem.

Takimura Shigueo, 77 anos. Profissão: médico. Filiação: Takimura Kaiti e Takimura Kiyo. Sepultamento ontem.

Terezinha Pires de Souza, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Luiz de Carvalho e Júlia Pires de Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 02 do mesmo cemitério.

Vailton Rogério Ferreira de Souza, 63 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Nelson Ferreira de Souza e Nazareth Marques Pereira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Prever, em Maringá (PR).

Venus Jovino Bonifácio, 86 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Jovino Bonifácio e Hilda Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 01 do mesmo cemitério.

Walmor Antônio Giotto, 78 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Umberto Giotto e Albina Fontana. Sepultamento ontem.

Wanderley Marinato, 43 anos. Profissão: cabeleireiro. Filiação: Aparecido José Marinato e Eleonar Gagliardi Marinato. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]