• Carregando...
Aos gritos de “Fora, Temer”, manifestantes se reuniram em frente ao Prédio Histórico da UFPR | Durval Ramos/Gazeta do Povo
Aos gritos de “Fora, Temer”, manifestantes se reuniram em frente ao Prédio Histórico da UFPR| Foto: Durval Ramos/Gazeta do Povo

Curitiba teve novo protesto contra o presidente Michel Temer (PMDB) e as reformas apresentadas pelo governo federal. Organizado pelos grupos Frente Resistência Democrática e Frente Brasil Popular Paraná, o ato Ocupa Curitiba | Diretas Já reuniu cerca de 200 pessoas no início da noite desta quarta-feira (24) na Praça Santos Andrade, no Centro, para pedir a saída do peemedebista e a realização de eleições diretas. Ao contrário do que se viu em iniciativas anteriores, o protesto não saiu em caminhada, permanecendo em frente ao Prédio Histórico da UFPR, onde membros de vários movimentos sociais discursaram.

O ato fez parte de um movimento nacional que se repetiu em várias cidades do país, incluindo Brasília, onde houve confrontos de manifestantes com o policiais e a presença de forças do Exército. A violência na capital federal, aliás, foi lembrada várias vezes durante as falas nos protestos curitibanos. Alguns policiais acompanhavam o evento, mas a manifestação foi pacífica.

De acordo com uma das lideranças da Frente Brasil Popular Paraná, Ana Terra, o número reduzido de participantes no protesto em Curitiba em relação ao de outras capitais já era esperado, principalmente porque muitas pessoas foram até Brasília para participar dos atos na capital federal. Segundo ela, foram cerca de 15 ônibus que deixaram a cidade em direção ao Planalto Central. “Por isso, o nosso ato aqui é muito mais de solidariedade aos companheiros que foram para lá”, explica. “Ainda assim, não queríamos deixar de fazer o debate político e, por isso, estamos aqui”.

Além dos discursos, os militantes realizaram também uma panfletagem na região do Calçadão da Rua XV para discutir as reformas. “Agora é a hora de conversarmos com a população e mostrarmos que não vamos sair das ruas, ainda mais depois do que aconteceu hoje”, afirma a operativa da Frente.

Esse não foi o primeiro ato organizado pelos grupos Frente Resistência Democrática e Frente Brasil Popular Paraná. No último dia 19, logo após o vazamento das gravações entre Temer e o dono da JBS, Joesley Batista, participantes das frente se juntaram aos movimentos do CWB Resiste em caminhada até o Palácio Iguaçu. Outra reunião foi realizada no domingo (21), que também reuniu cerca de 200 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]