• Carregando...
 | Divulgação/Conseg do Jardim Social
| Foto: Divulgação/Conseg do Jardim Social

Os moradores do Jardim Social, em Curitiba, devem integrar as câmeras de segurança privadas das ruas do bairro com o Centro Integrado de Controle e Comando (CICC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), usado para monitorar e registrar as ações dentro da capital. A integração de câmeras privadas às públicas é inédita no estado.

A iniciativa de integrar os equipamentos que já existem no bairro com as da Sesp surgiu no Conselho de Segurança (Conseg) do Jardim Social, que buscou a pasta estadual para realizar a parceria. A previsão é de que isso comece a funcionar em um mês. “Os outros Consegs têm essa dificuldade também e acabam recorrendo a empresas privadas, que gera um custo elevado. A ideia é aproveitar essa estrutura que já está pronta para fazer a prevenção dos próprios moradores”, afirmou o presidente do Conseg, Arnoldo Jeferson de Paula. “Hoje o Conseg é uma porta importante da Sesp junto aos bairros”, comentou.

O bairro sofre mais roubos de veículos e de residências. Mas, segundo o presidente do Conseg , o número de ocorrências vem diminuindo e a ação é uma tentativa de prevenir cada vez mais a ação de criminosos. “É uma medida de prevenção, para que o crime fique longe do bairro”, afirmou.

Setenta novas câmeras

De acordo com o presidente do Conseg, ainda no próximo semestre, os moradores devem investir em 70 novas câmeras de alta tecnologia, que identificam as placas dos carros suspeitos e em um software que notifique ações suspeitas aos moradores cadastrados. Tudo isso deve ter um custo de R$ 150 mil, que deve ser bancado pelos próprios moradores ou possíveis parceiros.

O software foi criado por um dos moradores. Gustavo Figueiredo é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica e desenvolveu o software que será utilizado nas novas câmeras inteligentes, criadas exclusivamente para serem utilizadas no Jardim Social. “Nós criamos um software e um mecanismo para que a câmera fosse vigilante – sem depender das pessoas para serem operadas”, contou.

De acordo com o engenheiro, um aplicativo de celular também foi criado para alertar os moradores de ações suspeitas ou crimes que sejam presenciados pelas câmeras. “A câmera consegue reconhecer as situações de risco e enviar alertas, notificações de prevenção. É na prevenção que nós conseguimos diminuir a criminalidade”, afirmou o engenheiro.

Ainda de acordo com Figueiredo, assim que forem instaladas, as câmeras também serão integradas ao sistema da Sesp. “Nós também precisamos auxiliar a autoridade policial, assim como ela ajuda os moradores”, opinou.

Integração pode ser feita em outros locais

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) já recebe imagens de mais de 2 mil câmeras de diversos municípios. A pasta destaca que a integração auxilia na rapidez da resposta dos agentes de segurança.

A Sesp afirma ainda que essa é uma iniciativa pioneira no estado, mas que é possível expandir a ação para outros bairros. A orientação, neste caso, é de que os Conselhos Comunitários de Segurança busquem a coordenação dos Consegs, para que a possibilidade seja avaliada. A aquisição das câmeras deve ser de iniciativa do Conseg e, a partir da instalação, é possível fazer a interligação com o CICC.

Os Consegs interessados em interligar as câmeras às da Sesp podem entrar em contato com a Coordenação pelo e-mail conseg@sesp.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3262-3375.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]