• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O binário Mateus Leme-Nilo Peçanha deve ser estendido até a Rodovia dos Minérios, no bairro Abranches, na saída para Almirante Tamandaré, na Região metropolitana de Curitiba, já em 2018. A promessa de extensão do binário - ruas paralelas com trânsito em sentido oposto - foi feita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), em suas redes sociais.

O binário foi inaugurado na terça-feira (28) com 7 km de extensão. A Mateus Leme agora tem sentido Centro-bairros e vai do cruzamento com a Rua 13 de Maio, no bairro São Francisco, até a Rua Evaldo Wendler, no São Lourenço. Já a Nilo Peçanha, que agora tem sentido bairro-Centro, vai do cruzamento com a Rua Evaldo Wendler até a Rua Trajano Reis, também no São Francisco. Agentes de trânsito e guardas municipais permanecem nos cruzamentos ao longo da extensão do binário para orientar os motoristas.

Leia também: 10 mudanças causadas pelo novo binário das ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha

A superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, afirma que a ampliação do binário da Rua Evaldo Wendler até a Rodovia dos Minérios é complexa. “Primeiro por uma questão de orçamento e, segundo, porque será necessário fazer algumas desapropriações”, explica.

Leia também: Novo binário altera acesso a shopping e supermercado em Curitiba

Segundo a prefeitura, o projeto ainda está sendo debatido pelas equipes técnicas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) e a Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte coletivo. A prefeitura não soube informar quantas famílias serão afetadas com as desapropriações, mas adianta que novas informações devem ser divulgadas assim que o projeto final for aprovado.

Comércio

O novo binário virou alvo de reclamações de moradores, comerciantes e usuários de ônibus já no primeiro dia de funcionamento. Os passageiros reclamam da alteração dos trajetos de ônibus, visto que 15 linhas tiveram suas rotas modificadas, assim como suas respectivas paradas.

A crítica dos comerciantes do entorno é com relação à retirada das vagas de estacionamento na Rua Nilo Peçanha que, segundo eles, irá afetar o movimento de clientes. Alguns projetam até demissão de funcionários se a queda no movimento do primeiro dia do binário persistir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]