• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Cabos soltos de postes, na região do bairro Rebouças, em Curitiba, preocupam motoristas e pedestres que passam pela região. Flagrantes feitos por quem trafega pelas ruas Alferes Poli, Brasílio Itiberê e Desembargador Westphalen mostram cabos pendurados no meio da via, enrolados no pé dos postes e até presos à calçada de forma improvisada para não ficarem sobre a rua. A situação, em alguns casos, perdura por mais de uma semana e faz com que motoristas e pedestres tenham que desviar da fiação, com medo de possíveis descargas elétricas.

De acordo com a Copel, os cabos não são de energia, e sim de telefonia e dados. Portanto, segundo a empresa, não oferecem risco de choque elétrico à população.

Mas o cidadão não tem conhecimento disso e teme pela sua segurança. A reportagem da Gazeta flagrou motoristas desviando dos cabos que ficam sobre a pista da Rua Brasílio Itiberê, ato que poderia ter causado um acidente. A área de estacionamento para veículos, que fica na faixa da esquerda, limita o espaço de manobra dos carros que transitam pela via e obrigam os motoristas a desviar em direção a outros carros.

Flagrante de leitora da Gazeta do Povo mostra fiação que caiu da rede amarrada à calçada. Fernanda Badotti/Colaboração

A companhia de energia elétrica, responsável pela rede de postes da cidade, ressalta que compartilha a estrutura com as empresas de telecomunicações, mas que são elas as responsáveis por manter o cabeamento em ordem.

Nos dois casos na região do Rebouças, a Copel destaca que técnicos irão até o local para realizar a retirada do cabeamento solto. A Copel não revelou quais empresas são donas dos cabos, mas afirma que elas serão notificadas e multadas.

Fernanda Badotti
Colaboração

Regularização

A empresa vem realizando trabalhos de regularização de cabeamento ao longo de 2017. Em outubro, os bairros do Cajuru, Pilarzinho, Portão, Santa Cândida e Uberaba passaram por serviços de regularização e retirada de cabos irregulares, o que fez com que algumas residências tivessem os serviços de telecomunicações interrompidos. No caso do Rebouças, não há chance do problema se repetir, já que os fios registrados pela reportagem já estavam cortados ou soltos da rede de fiação.

A Copel destaca que realiza fiscalização rotineira em toda a cidade e retira os fios caso encontre situações que representam risco, ou estão próximos a pedestres. As empresas são notificadas e multadas. A empresa orienta que os cidadãos que encontrarem cabos soltos na cidade podem entrar em contato com a Copel para relatar a situação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]