• Carregando...
Primeira etapa do programa acontece nas  regionais CIC e Boa Vista. | Reprodução/Pixabay
Primeira etapa do programa acontece nas regionais CIC e Boa Vista.| Foto: Reprodução/Pixabay

Começam nesta quarta-feira (26) as cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos em Curitiba. Feito por dois castramóveis, por meio do Programa Municipal de Castração da Rede de Proteção Animal, o serviço é oferecido para animais previamente cadastrados na iniciativa.

A entidade da prefeitura de Curitiba estima que dois mil animais sejam atendidos nos veículos equipados do programa. Desses,1.200 atendimentos acontecerão na Regional Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A partir do dia 7 de agosto, outras 800 cirurgias estão programadas para a Regional Boa Vista. Depois de dois meses de ações nesses locais, os castramóveis seguem para as regionais Pinheirinho e Cajuru, de acordo com a demanda de cadastros.

A meta da Rede de Proteção é atender 15 mil animais até o fim do ano na capital.

Novas inscrições

Só que, neste primeiro momento, somente os animais previamente cadastrados poderão participar da castração. Para este ano, as inscrições no programa já estão esgotadas. Ainda assim, quem pretende participar da próxima edição, já poe se cadastrar para atendimentos em 2018. Os tutores dos animais precisam apenas preencher um formulário no site da Rede de Proteção Animal. O critério de participação é que o cão ou gato tenha idade entre cinco meses e oito anos. Além disso, o animal deve ser originário de Curitiba.

Segundo a prefeitura, terão prioridade no atendimento os cidadãos beneficiados com programas sociais como Armazém da Família e Bolsa Família, por exemplo.

Quem é protetor animal também pode inscrever os cães e gatos sob sua responsabilidade, mediante cadastro prévio. Para isso, é preciso, após o cadastro, seguir o passo a passo da inscrição e indicar, na forma de inclusão, “Protetor Independente”. No campo do número do benefício, é preciso inserir o CPF do protetor.

Veja como fazer a inscrição para a castração gratuita de animais:

1 - Acesse o site da Rede de Proteção Animal;

2 - Clique em Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos, no canto inferior direito e, em seguida, no link Cadastre seu Animal;

3 - Informe o CPF do responsável pelo animal;

4 - Preencha corretamente os dados do tutor e dos animais;

5 – Informe a forma de inclusão: Armazém da Família; Bolsa Família; ONG de Proteção Animal ou Protetor Independente;

6 – Clique em adicionar o animal e em seguida, vá até o fim da página. Clique em Salvar e anote o protocolo gerado. Cada animal inscrito terá um número de protocolo;

7 – Compareça à Rua da Cidadania da sua regional para validação do benefício, apresente RG, CPF, o número de protocolo gerado e comprovante do benefício; exceto Protetores e ONGs;

8 – O agendamento do procedimento será feito pela Rede de Proteção Animal por contato telefônico.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]