• Carregando...
Esquina entre as ruas das Carmelitas com a Joaquim de Freitas | Maicon Gomes/Gazeta do Povo
Esquina entre as ruas das Carmelitas com a Joaquim de Freitas| Foto: Maicon Gomes/Gazeta do Povo

O avanço de uma frente fria fechou o tempo em Curitiba nesta sexta-feira (15) e trouxe bastante chuva para a cidade. O sol do começo da manhã perdeu rapidamente espaço para nuvens escuras e pesadas, que provocaram pancadas fortes e alagamentos pontuais na cidade.

Confira fotos dos estragos da chuva em Curitiba

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) também afirmou desligamentos por causa do mau tempo. Duas mil residências ficaram sem energia, principalmente no Tatuquara. As 10h, praticamente toda a situação já estava restabelecida.

Houve relatos de alagamentos principalmente no bairro Boqueirão. Na Rua William Booth, na região da esquina Bley Zornig, a água acumulada entrou em residências e deixou o trânsito bem complicado.

Outro trecho bastante afetado foi a Rua das Carmelitas, onde vários moradores tiveram as casas invadidas pela água. Segundo a técnica em química Andrea Cristiane Menusi, de 41 anos, o alagamento teve início não apenas por causa da força da chuva, mas também por causa dos bueiros entupidos e da quantidade de lixo na região, que impede o escoamento para um córrego próximo. Em sua casa, o nível da água chegou à altura da cintura e ela precisou da ajuda de amigos para levar um tio de 80 anos com Mal de Parkinson para um lugar seguro.

na Rua das Carmelitas, água chegou a ficar na altura da cintura em algumas casasAniele Nascimento/Gazeta do Povo

“Eu perdi tudo aqui dentro. Eu estava com dois idosos em casa e não conseguia falar com a Defesa Civil. Uma amiga que veio aqui para me ajudar a tirar meu tio, que saiu carregado em meio a essa água de esgoto”, relembra. “E se isso acontecesse de madrugada, como seria?”. De acordo com Andrea, o que fica agora é o medo de novas chuvas. “A gente não tem para onde ir e, se chover novamente, vai alagar tudo de novo. A gente vai limpar a casa e orar”.

Em outros pontos do bairro, a situação é semelhante. na Rua William Booth, três casas foram atingidas pelo alagamento. Em uma delas, o quintal ficou completamente embaixo d’água. A dona da casa Neide Batista Ramos, de 55 anos, conta que a água entrou rapidamente pela casa assim que a chuva começou, já que o escoamento na via é precário e sempre deixa os moradores em alerta com a chegada de tempestades.

“A chuva começou era umas 8h. Aí a rua enche e, como não tem para onde ir, a água vem para dentro das casas. Mas hoje até que entrou pouco.Em outras vezes, já perdi muitos móveis”, relata Neide. Ela trabalha como diarista e teve que perder o dia no trabalho para dar conta da limpeza da casa.

Ainda no bairro, a intensidade da chuva fez com que o nível do Rio Belém subisse. No entanto, o rio não chegou a transbordar.

Casa no Boqueirão alagada com a chuva da manhã desta sexta-feira (15)Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Por meio de nota, a Defesa Civil de Curitiba informou que a Secretaria Municipal de Obras já foi acionada para fazer a limpeza dos bueiros nas ruas do bairro, sobretudo na Carmelitas, Pastor Carlos Frank, Maestro Carlos Frank e Carlos Essenfelder.

A chuva também trouxe transtornos para os usuários do sistema do transporte público. O acesso ao Terminal do Boqueirão também foi coberto pela água, o que fez com que os passageiros tivessem de utilizar uma entrada alternativa para entrar no local. Por volta das 10h30, equipes da prefeitura já faziam o serviço de limpeza no local.

Outros problemas

Segundo o Simepar, a chuva deste início de manhã em Curitiba e cidades da região foi forte, registrando 17 mm na estação de Curitiba, localizada no bairro Jardim das Américas e 23 mm em Pinhais.

Segundo a Defesa Civil, uma árvore caiu no Pilarzinho, bloqueando o trânsito na Rua Capitão Henrique Castor. Às 11h, o atendimento ainda estava sendo feito no local. No Pinheirinho, na Rua General da Cunha Bello, houve um deslizamento nos fundos de uma residência, mas que não afetou o imóvel.

Em outros pontos da cidade, a chuva também apagou semáforos no Jardim das Américas, no cruzamento da Avenida Comendador Franco com a Rua Alcides Vieira Arcoverde. No Boa Vista e Bacacheri, os sinaleiros também ficaram inoperantes na Avenida Paraná e nas ruas Canadá, João Havro e Marcelino Nogueira.

Também choveu forte na região metropolitana, em cidades como São José dos Pinhais, Araucária e Piraquara. No Litoral, segundo o Simpear, há registro de chuvas fortes em Morretes, e, no interior, em Tibagi e Castro.

  • Com as fortes chuvas desta sexta-feira, nível do Rio Belém subiu no Boqueirão

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]