• Carregando...
 | Lineu Filho/Gazeta do Povo
| Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo

Dezenas de pessoas se reuniram na Praça de Bolso do Ciclista, no Centro de Curitiba, na noite desta sexta-feira (30) para realizar uma bicicletada especial em memória a Joshua Madureira Lehr, morreu após ser atropelado no bairro Mercês, na terça-feira (27). O grupo levava balões brancos presos em blusas e mochilas como forma de homenagear o jovem e conscientizar sobre a convivência de bikes e veículos nas ruas.

O grupo saiu na Praça de Bolso do Ciclistas, no Centro, por volta das 19h40, e pedalou até o local do acidente, no cruzamento das ruas Nolasko Pizzato e Edmundo Saporski.

Uma das organizadoras da chamada “Bicicletada Branca”, Gabriele Lepca conta que a ida do grupo até o local do acidente para pendurar uma bicicleta branca em um poste é um misto de homenagem e lembrança para que casos semelhantes não se repitam. “Ela vai ficar presa lá para que todo mundo se lembre do que aconteceu. A gente já cansou de enterrar amigos”, desabafa. Para ela, foi muito gratificante ver tanta gente participando do ato. “Em bicicletadas normais, temos cerca de 30, 40 pessoas. Dessa vez, temos bem mais”, diz. O grupo não divulgou, contudo, quantas pessoas participaram da homenagem desta sexta-feira.

A família de Joshua também esteve presente no ato. O irmão, Jerônimo Madureira Neiva de Macedo,estava muito emocionado com a quantidade de pessoas que se reuniram para lembrar do jovem. “Uma tragédia dessas não pode ser em vão, mas o pessoal fazer uma homenagem dessas é muito legal”. Ex-ciclista, ele conta que o triste episódio fez com que voltasse a andar de bicicleta e que passasse adotar novas práticas no trânsito. “Como motorista, eu vou mudar completamente a minha postura depois do que aconteceu. E esse ato serve exatamente para conscientizar outras pessoas a fazer o mesmo”.

Nas Mercês, ciclistas e familiares fizeram uma homenagem e prenderam a bicicleta no poste na esquina onde aconteceu o acidente. O grupo fechou as ruas onde aconteceu o acidente e pintaram mensagens de conscientização para os motoristas, além de mensagens para Joshua.

Na última quarta-feira (28), o ciclista também foi homenageado na Câmara Municipal, ainda que a lembrança tenha sido embalada em muita polêmica. Conhecido por defender a causa das bicicletas, o vereador Goura (PDT) pediu um minuto de silêncio pelo jovem. No entanto, quando fez a proposta, os vereadores de base de Rafael Greca começaram a se retirar do plenário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]