• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A virada do ano atraiu cerca de 1,5 milhão de pessoas ao litoral paranaense, número recorde e que surpreendeu a Polícia Militar, responsável pelo levantamento. O principal destino foi a cidade de Guaratuba, onde cerca de 830 mil pessoas acompanharam o Réveillon e a queima de fogos. Em Matinhos, foram 450 mil pessoas e outras 200 mil em Pontal do Paraná e seus balneários.

Apesar do número acima do esperado, as autoridades comemoram o saldo da Operação Verão até aqui, classificada pelo coronel Elio de Oliveira Manoel, coordenador estadual da operação, como um sucesso. “O número de pessoas foi muito superior ao do ano passado e, em termos de problemas, foi muito inferior aos anos anteriores. Em linhas gerais, tivemos números bastante satisfatórios”, celebrou.

O êxito da iniciativa se mostra em diversos dados. Desde os salvamentos pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros — que só registraram um caso fatal nos 48 quilômetros de faixa litorânea do estado — até o número de incidentes de trânsito nas rodovias que cortam o Litoral. Ao todo, foram registrados apenas 11 acidentes, sem nenhuma vítima fatal.

Alguns veranistas também se disseram satisfeitos com o estão vendo no litoral. O vendedor Jaime Martins, que sempre passa a virada do ano em Matinhos, contou que é perceptível o maior número de policiais pelas ruas e que, graças a isso, tem uma sensação de maior tranquilidade. “A gente tem visto mesmo maior policiamento, um maior cuidado, parece. Claro, quando junta tanta gente assim, problemas são inevitáveis, mas eu consegui curtir melhor a festa por que tenho me sentido mais seguro”.

Confusões

Na noite do Réveillon, apenas dois princípios de tumulto foram registrados pela Polícia Militar nas praias, mas nada considerado grave. Além disso, também foram atendidas 13 ocorrências de perturbação pela Patrulha do Sossego na última noite de 2017. Desde o início da temporada, no último dia 21 de dezembro, a patrulha já autuou em 136 reclamações. 

O número é 26% maior do que no ano passado, mas segundo o coordenador da operação, o crescimento se dá pela ampliação dos atendimentos às chamadas feitas pelo número 190. “A polícia estive em alerta e todas as ocorrências que foram demandadas foram prontamente atendidas, nenhuma ficou sem resposta”, afirmou.

De acordo com a PM, todo o efetivo da corporação foi empregado durante a virada para atuar de maneira preventiva, resguardando os pontos em que haveriam celebrações, o que evitou maiores problemas.

Apreensão de fogos

Antes da virada, a Polícia Civil de Matinhos apreendeu 50 kg de fogos de artifício que estavam sendo comercializados de maneira irregular por um aplicativo de mensagens instantâneas de celular. De acordo com a corporação, um suspeito foi preso após uma ação simulada da polícia, que entrou em contato com o comerciante dando a impressão de que pretendia comprar os fogos e fez a prisão em flagrante após apreender o material. 

Como não tinha antecedentes criminais, o suspeito assinou termo circunstanciado e vai responder pelos crimes de fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar material explosivo. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]