• Carregando...
Lojas estão com vitrines decoradas para o Dia das Mães | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Lojas estão com vitrines decoradas para o Dia das Mães| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Uma das datas mais importantes do ano para o comércio, o Dia das Mães altera o horário de funcionamento das lojas de Curitiba desde quinta-feira (11). Para atender a demanda de compras da cidade, os estabelecimentos ficam abertos, das 9h às 21 horas, até o próximo sábado (13), de acordo com o Sindicato dos Lojistas de Curitiba (Sindilojas).

Confira dicas do Procon para comprar presentes neste Dia das Mães

Além da ampliação do horário, que normalmente é até 19h, o consumidor pode encontrar algumas promoções especiais para a data. No Centro da cidade, não é raro conseguir ofertas do tipo “compre dois, leve três” e descontos que chegam a 40% no preço do produto. Buscando interação com o consumidor, algumas lojas apostam, inclusive, em ações mais diretas. Isso inclui, por exemplo, oferta de crepes e café da manhã para as mães no sábado, em uma loja de eletrodomésticos da Avenida Marechal Floriano Peixoto.

A Associação Comercial do Paraná (ACP) também está incentivando os consumidores por meio do sorteio de um caminhão de compras. Para concorrer, é preciso preencher cupons adquiridos a cada R$ 50,00 em compras em lojas filiadas.

Veja fotos do comércio de Curitiba antes do Dia das Mães

Ainda assim, apesar das medidas de facilitação e incentivo à compra, os lojistas da capital ainda não sentiram grandes alterações no volume de vendas. “Por enquanto o movimento ainda está meio fraco. Esperamos que aumente no fim do dia de hoje, com o estímulo da liberação do saque do FGTS”, explica Rômulo Kaike, gerente de uma loja de departamentos.

No comércio de flores, um dos presentes mais comprados para a data, a se situação se repete. “Geralmente nessa época as vendas aumentam 70% com relação a dias normais, mas por enquanto eu não senti tudo isso. Claro que está crescendo, mas não é tanto. Vamos ver nos próximos dias”, analisa Valquíria Portela, gerente de uma floricultura.

Dicas para comprar

Para quem deixou as compras para a última hora, a dica da vice-diretora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), Alani Borba, é redobrar a atenção. “Quem deixa pra última hora tem mais chances de comprar por impulso, e pode acabar esquecendo de verificar a política de trocas ou pedir nota fiscal, por exemplo”, alerta Alani. Ela assinala que a troca não é obrigação do lojista, por isso recomenda que o consumidor procure saber as condições antes de adquirir o produto.

De acordo com a vice-diretora, uma compra de Dia das Mães eficiente passa por três etapas: definir quanto vai gastar, fazer uma lista de presentes e pesquisar os itens. “Também é importante verificar a procedência da loja, especialmente se for uma compra por internet”, ressalta. Para garantir que o site é confiável, vale buscar referências positivas na internet, pedir o CNPJ da loja e desconfiar de preços muito abaixo do valor de mercado.

Caso o consumidor tenha algum problema com a compra, é possível entrar em contato com o Procon no site da entidade. Outra opção é fazer a reclamação no endereço www.consumidor.org.gov.br.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]