• Carregando...
Imagem de arquivo | Hugo Harada/Gazeta do Povo/Arquivo
Imagem de arquivo| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo/Arquivo

Curitiba terá reforço no policiamento nas ruas a partir desta quarta-feira (22) por causa das compras de fim de ano. A Polícia Militar e a Guarda Municipal darão início à Operação Natal, com reforço dos efetivos nas ruas. O aumento do policiamento bate com o início do pagamento do 13º salário - a primeira parcela começou a cair nas contas na segunda-feira (20) e o pagamento será feito até dia 30 - e a extensão do horário do comércio para até 22 horas, a partir de 1.º de dezembro.

Confira as dicas de segurança

A estimativa da Associação Comercial do Paraná (ACP) é de que as vendas cresçam 1,5% em Curitiba neste Natal. Em média, aponta a ACP, o curitibano deve gastar R$ 255 com presentes de Natal. Esse valor seria o equivalente à presentes para três pessoas. Isso significa que cada presente sairia, em média, R$ 85.

Em relação à Guarda Municipal haverá aumento de 50% no efetivo nas ruas. A PM, por sua vez, não divulga quantos policiais a mais farão o trabalho ostensivo no comércio. Entre os locais que terão mais atenção na Operação Natal estão as praças Carlos Gomes, Tiradentes, Rui Barbosa e o calçadão da Rua XV de Novembro e arredores. “Também teremos dois módulos móveis adicionais da Guarda nessa região”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Rangel.

Leia também: Calçadão da Rua XV volta a ter decoração de Natal após cinco anos

“Outro fator que influencia o comércio é o horário de verão. Como demora mais para escurecer, mais pessoas ficam nas ruas - e, consequentemente, existem mais criminosos atuando”, explica o secretário. Por isso, mesmo com o reforço policial nas ruas, é fundamental que os pedestres estejam atentos para prevenir assaltos.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Confira as dicas :

1) Não andar com celular na mão

A primeira dica do secretário é guardar o celular - grande desejo dos ladrões - na bolsa ou no bolso sempre que estiver caminhando pelas calçadas da cidade. “Ficar com o celular a mostra, é um dos principais fatores que chamam a atenção dos assaltantes. Além de que o celular tira o foco, então muitas vezes as pessoas acabam não percebendo a aproximação dos ladrões”, explica.

2) Cuidado com a bolsa

Essa dica vale principalmente para as mulheres, que costumam andar com bolsas de ombro: mantê-las sempre fechadas, de preferência com a alça cruzada na transversal, é a melhor opção. Isso vale também para mochilas, que podem ser alvo dos chamados “mãos leves”, criminosos que passam rapidamente pegando as bolsas de quem passa.

3) Saque de dinheiro, somente de dia

Quem precisar sacar dinheiro deve fazê-lo preferencialmente em horários de muito movimento, de acordo com o secretário. “Escolher locais com muita gente passando é a melhor alternativa para evitar os roubos conhecidos como ‘saidinha de banco’, além de não ser recomendado fazer saques muito altos”, alerta. Além disso, é preciso olhar o entorno na saída da agência ou do caixa eletrônico e sempre reparar se há alguém seguindo ou de olho.

4) Esconder as compras no carro

Depois de sair com várias sacolas da rua, caso a opção de transporte escolhida seja o carro, é preciso tomar cuidado. “Bolsas e sacolas devem ser sempre deixadas no chão do carro, ou no porta-malas. Qualquer lugar que um possível assaltante não consiga vê-las”, alerta Rangel. O celular também não deve ser deixado à vista no trânsito, porque também pode ser um chamariz.

5) Estar sempre atento

De maneira geral, a principal postura que deve ser assumida é a de estar sempre atento, conforme o secretário. “Às vezes as pessoas podem ficar distraídas, olhando vitrines, e nem se dão conta da aproximação de ladrões”, pontua.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]