• Carregando...
Além de cabos clandestinos, fios antigos e fora de uso também serão retirados | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Além de cabos clandestinos, fios antigos e fora de uso também serão retirados| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Copel realiza nesta quinta-feira (22) uma operação de remoção de cabos clandestinos instalados em postes de energia da região central de Curitiba. Técnicos da empresa vão atuar na Alameda Doutor Carlos de Carvalho e há a possibilidade de o trânsito ficar lento na via, já que uma das faixas será fechada em alguns trechos durante o processo. A previsão é de que a ação se estenda das 9h às 17h.

De acordo com o gerente de projetos e obras da Copel de Curitiba, Gláucio Martinez Lopes, serão retirados os cabos que não estiverem identificados pelas operadoras de telefonia, internet e TV, além daqueles que foram colocados sem autorização. “Até quatro empresas podem compartilhar um poste, mas algumas companhias fazem a instalação de maneira ilegal. Fizemos uma vistoria na região e identificamos um alto número de cabos nessa situação, que serão removidos”, explica.

A companhia alerta que, por se tratarem de cabos de TV, internet e telefonia, é possível que usuários da região próxima à Alameda Carlos de Carvalho sofram interrupções no sinal desses serviços. Caso isso aconteça, a recomendação é que procurem às operadoras responsáveis.

Fiação antiga e clandestina

Para a Copel, o objetivo é retirar tanto a fiação não autorizada que não são mais usada quanto aquela que foi abandonada pelas empresas e que há anos não recebe manutenção.

E é exatamente esse último tipo que gera o maior número de problemas. Como foram praticamente abandonados, eles cedem e ficam a uma altura abaixo do mínimo recomendado, podendo ser atingidos por caminhões ou ônibus e podem cair sobre a via. Em outros casos, a falta de conservação simplesmente faz com que eles se rompam.

Somente no último mês de abril, o rompimento desses cabos gerou duas situações de complicação no trânsito, além de afetar o fornecimento de energia em dezenas de residências no Boa Vista e no Batel. A manutenção desta quinta-feira acontece para evitar que episódios semelhantes se repitam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]