• Carregando...
Gramado do Jardim Botânico tomado pela geada. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Gramado do Jardim Botânico tomado pela geada.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Curitiba amanhaceu a 0°C nesta quarta-feira (19), no dia previsto pelos institutos de meteorologia como o mais frio do ano na cidade. A capital amanheceu com a temperatura mais baixa registrada no ano graças à persistência da atuação da massa de ar polar, que traz ar frio e seco ao estado. A máxima deve chegar à casa dos 12ºC, no meio da tarde. A mínima foi abaixo de zero: -1,3°C durante a madrugada, a temperatura mais baixa registrada no ano. A temperatura mais baixa no estado foi em São Mateus do Sul, no sul do estado: -5,1°C, também recorde no Paraná em 2017.

Leia também: Entenda o que fez as temperaturas despencarem no Paraná

A massa e a ausência de nuvens, que atuam como uma espécie de cobertor retendo o calor absorvido pelo solo, baixam mais as temperaturas e de forma repentina. A meteorologista do Simepar, Beatriz Porto, destaca a diminuição abrupta no termômetro vista terça-feira (18), condição que deve se repetir na quarta. 

No Paraná, o frio também segue. Mas a neve, que apareceu na região Sul e Centro-Sul do Paraná na terça – em Palmas e Inácio Martins – não será vista na quarta. Segundo o Simepar, a influência da frente fria, que passou pelo Paraná na segunda, já é mínima, e o predomínio é de ar seco, o que não favorece a formação dos flocos de neve. Beatriz explica que a frente é um sistema transitório entre massas de ar de características opostas. Na Lapa, região Sul, a mínima chegou a -4,1°C, a menor temperatura na cidade desde 2009.

Leia também: Vai esfriar muito. Mas será que Curitiba terá neve desta vez?

“Não se ouviu muito falar na frente fria, porque o frio chamou mais a atenção e as chuvas foram fracas. A frente divide duas massas de ar com características diferentes. O estado estava dominado por uma massa quente, e após sua passagem, veio a massa de ar frio”.

Entretanto, a previsão é de geada para praticamente todo o estado e há risco de prejuízos para a agricultura, em função da combinação do ar frio com o vento, o que forma a chamada geada negra. Nas regiões mais frias do Paraná, Sul, Sudoeste e Centro-Sul, os termômetros devem chegar novamente a marcas negativas, como visto nesta terça. Destaque para Guarapuava, que tem previsão de novamente chegar a - 2ºC. Já no litoral, único local do estado sem previsão de geada, a mínima prevista é de 8ºC, com máxima chegando perto dos 20ºC. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]