• Carregando...
Tempo vai esfriar ainda mais em Curitiba | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Tempo vai esfriar ainda mais em Curitiba| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

A semana começa com temperaturas agradáveis no Paraná, mas a passagem de uma frente fria vai provocar queda acentuada nas mínimas a partir de quinta-feira (27). Em boa parte do estado, o próximo fim de semana deve chegar com as manhãs mais geladas da estação até agora, com marcação nos termômetros entre 4°C e 7°C em vários municípios do Sul, Sudoeste e Campos Gerais. Em Curitiba, o frio também se torna mais intenso.

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

Nesta segunda-feira (24), o friozinho já fica mais evidente em algumas regiões, principalmente, no amanhecer. Mas, mesmo assim, o sol predomina ao longo da tarde. Na terça (25), as temperaturas voltam a se elevar um pouco mais, sendo que entre o Oeste o e Norte paranaenses, as tardes serão de sol e calor próximo aos 30°C. Na região metropolitana de Curitiba, a máxima não passa dos 24°C neste início de semana, e a mínima fica próxima aos 20°C.

Já na quarta-feira (26), a chuva chega e toma conta de todas as regiões do estado. O tempo instável deixa para trás uma massa de ar polar que vai afetar, sobretudo, as temperaturas ao amanhecer.

“A partir de quinta esse declínio de temperaturas ocorre inicialmente no setor Oeste do estado. É que a parte mais intensa deslocamento dessa massa de ar frio vai ficar concentrada entre a Argentina e o Paraguai. Mas de quinta para sexta, e até sábado, a pouca nebulosidade nas demais regiões acaba fazendo com que o período entre noite e madrugada tenha uma diminuição mais acentuada das temperaturas”, explicou o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.

Conforme o Simepar, as mínimas na sexta-feira podem chegar aos 5°C em Curitiba e União da Vitória, aos 4°C em Guarapuava, e aos 7°C em Ponta Grossa. Em Foz do Iguaçu, o amanhecer da véspera de mais um feriado prolongado também será gelado, com possibilidade de os termômetros atingirem 10°C.

Geada?

Segundo o setor de meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o avanço da nova frente fria no meio da semana favorecerá não somente as quedas nas temperaturas, mas também as chances de geada nas regiões serranas do Sul do país.

Por enquanto, as tendências não apontam geada no Paraná, mas, de acordo com o Simepar, as previsões podem mudar nos próximos dias.

“Por enquanto, a massa de ar não é tão intensa, mas pode-se até colocar uma situação de geada”, destacou Mendes. Segundo ele, a previsão de geadas se torna mais concreta cerca de 48 horas antes da ocorrência do fenômeno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]