• Carregando...
 | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

A defesa dos 12 policias que estão sendo julgados pelo Tribunal do Júri, suspeitos de executar cinco pessoas que teriam roubado um carro, em 2009, dispensou 10 das 47 testemunhas que tinha arrolado para o julgamento, após o segundo dia de audiência. Assim, sobraram 37 depoentes para que a defesa prove sua tese, sendo que foram ouvidas 17 delas nesta quinta-feira (5).

De acordo com o advogado Claudio Dalledone, que representa os policiais, a liberação das testemunhas se deu porque o jurista considerou que já havia provado alguns pontos que ele pretendia, e as pessoas ‘dispensadas’ apenas reforçariam essas teses. “Seria extenuante demais colocar os jurados para ouvir mais do mesmo, na medida em que chegamos nos pontos que pretendemos provar. Assim, fizemos um critério e tiramos as 10 testemunhas”, declarou.

Leia também: Julgamento dos PMs: defesa tenta provar que jovens mortos eram perigosos

Com as 17 pessoas ouvidas na quinta-feira, sobram ainda 20 depoentes indicados pela defesa para falar no julgamento. Assim, segundo expectativa do advogado, a sexta-feira (6) deve ser novamente dedicada totalmente à defesa, com os depoimentos dos 12 agentes ficando reservados para o sábado (7).

A previsão inicial era de que o julgamento durasse três dias, prazo que se esgota nesta sexta. De acordo com a defesa, as sessões devem se estender até pelo menos o começo da semana, desde que não haja qualquer problema no andamento do julgamento. Dalledone conta que o clima é tenso nas sessões, e que existe a possibilidade de o julgamento ser paralisado. O advogado não revelou o motivo. “Muita coisa aconteceu nos bastidores, que estão tensos. Corremos risco de começar e não terminar. Tivemos algumas conturbações, que não vou contar agora, e existe a tensão nesse momento de nós perdermos todo o trabalho”.

Após a finalização da fase de depoimentos, será a vez dos réus falarem à corte, ainda existe a fase de debates, em que defesa e promotoria tem 2h30 cada uma para expor seus lados, o que deve acontecer no domingo (8). Podem haver réplica e tréplica, com mais 1h30 reservadas para cada etapa. Somente após essas fases é que o júri se reúne e dá um veredito, para depois o juiz define a sentença, fato que pode ocorrer na segunda-feira (6).

A reportagem não conseguiu contato com os promotores do caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]