• Carregando...
 | Josue Teixeira/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Josue Teixeira/Gazeta do Povo/Arquivo

O surto de alergias provocadas por mariposas, até então concentrado em Paranaguá, no Litoral, chegou a Pontal do Paraná, um dos principais destinos de praia do estado. De acordo com a prefeitura do município, cerca de 400 moradores já buscaram ajuda médica para tratar as irritações de pele causada pela escama do inseto, que atingiu o ápice de proliferação na última semana.

Nos municípios de Matinhos e Antonina, que também estão na rota do veraneio, não há casos registrados até agora, mas as administrações das duas cidades garantem que já trabalham em ações de orientação à população e aos turistas.

Leia também: A 20 dias do verão, Litoral do Paraná ainda tem obras atrasadas

A assessoria de imprensa de Pontal do Paraná relatou que, nesta semana, as duas unidades de saúde 24 horas e as unidades básicas de saúde da cidade foram alvo de um mutirão de limpeza para retirar focos das mariposas. É que, segundo a pasta, algumas pessoas chegaram a contrair alergia nestas unidades por causa da grande quantidade de mariposa ao redor desses locais.

O secretário de saúde de Pontal foi procurado para dar mais detalhes sobre os trabalhos para conter o surto no município, mas ele não atendeu às ligações.

Tanto a prefeitura de Antonina como a de Matinhos — cidades próximas a Paranaguá — afirmaram não ter feito atendimentos até agora por causa do surto de mariposas. Mas nas duas cidades a população está sendo orientada em casos de alergia causada pelo inseto. “Estamos distribuindo panfleto e agora vamos às rádios da cidade para conversar com a população. Não podemos dizer que os casos não vão chegar aqui, mas se chegar estamos preparados”, afirmou Odileno Garcia Toledo, secretário da Saúde de Antonina.

Surto

O surto de mariposas da espécie Hylesia nigricans não é atípica no Litoral, garante o professor do departamento de Zoologia da UFPR, Olaf Mielke. Segundo ele, a chegada do calor propicia a proliferação destas mariposas, que pode botar cerca de cem ovos por vez.

“O problema que a gente está vendo é uma superpopulação. A fêmea põe uns cem ovos a cada vez e, não tendo predador, se esses cem ovos vingam, temos essa superpopulação”, explica o docente, especialista em borboletas.

Mielke explica que as mariposas relacionadas a este surto entram nas casas principalmente porque são atraídas pelas lâmpadas luzes brancas, como as de vapor de mercúrio, por exemplo. Lâmpadas de luzes mais amareladas tendem a afastar estes insetos.

No caso da espécie Hylesia nigricans, são as fêmeas que soltam as escamas que provocam alergia. De acordo com o professor, isso acontece porque as escamas servem naturalmente para proteger os ovos de possíveis predadores.

“O bicho entra num ambiente totalmente artificial, com uma luz que de natural não tem nada, aí ela bate na própria lâmpada ou nas paredes e solta as escamas”, explica o professor, que afirma não haver impedimentos para que os insetos migrem em novos surtos para outras cidades do Litoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]