Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

veículos

Detran-PR testa agendamento de atendimento pela internet

Projeto experimental está sendo feito na unidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Se tiver bom resultado, atendimento será estendido a todo Paraná

  • Alex Silveira Especial para a Gazeta do Povo
 | Gilberto Abelha/Gilberto Abelha
Gilberto Abelha/Gilberto Abelha
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) que obrigavam os usuários a irem pessoalmente até o órgão passaram a funcionar com agendamento em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Desde esta segunda-feira (16), a cidade se tornou a primeira do estado a oferecer a possibilidade de marcar hora para todos os serviços, incluindo as áreas de habilitação, veículo, vistoria e infrações. O projeto é experimental e, ao final do período de testes, o órgão deverá disponibilizar o sistema para todo o Paraná.

A expectativa é de que o atendimento não cause o mesmo transtorno do agendamento no Instituto de Identificação do Paraná (IIPR)para emissão de RG, feito no site da Polícia Civil. Implantado há dois anos, o agendamento do IIPR é alvo de constantes reclamações da população, que não consegue ter acesso às vagas de agendamento - a disponibilidade começa às 9h no site da Polícia Civil, mas em poucos minutos as vagas se esgotam, fazendo com que as pessoas busquem os mutirões da prefeitura de Curitiba para obter o documento, o que levam as pessoas a esperar até 17 horas na fila.

Leia mais: Proprietários retiram carros abandonados das ruas após prefeitura guinchar veículos

De acordo com o Detran, ao contrário do IIPR, não haverá horário específico para o acesso ao agendamento no site nem número limitado de senhas. O agendamento ficará disponível por 24 horas na internet, pelo 0800 643 73 73 ou nos totens de atendimento espalhados pelo estado.

Ainda segundo o Detran, mesmo com os serviços disponíveis por agendamento em São José dos Pinhais, ainda haverá guichês de atendimento dentro do órgão para quem preferir dar entrada nos serviços pessoalmente. Também não há prazo definido para o fim dos testes e nem previsão de quanto o sistema será aberto para todo o estado. Por enquanto, o Detran vai monitorar as falhas e corrigi-las antes de ampliar a rede para outras cidades.

- Leia também - Maior outlet do Sul do país obtém licenças ambientais para abrir na região de Curitiba

Para Marco Aurélio Barbosa de Araújo, diretor de tecnologia e desenvolvimento do Detran, esse atendimento trará maior comodidade ao usuário. “Chegar ao órgão e ser atendido sem a necessidade de aguardar na fila é a resposta de um intenso trabalho”, comenta.

Outros serviços online

No site do Detran, além do agendamento de serviços em São José dos Pinhais, é possível realizar diversos serviços online que já estão disponíveis para todo o Paraná. Como, por exemplo, agendar exames para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. O endereço do órgão na internet é detran.pr.gov.br.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Curitiba

PUBLICIDADE