• Carregando...
 | Átila Alberti/Tribuna do Paraná/Arquivo
| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná/Arquivo

Equipes da Guarda Municipal prenderam dois homens que haviam roubado um empresário enquanto ele se dirigia a uma agência bancária, no bairro Tatuquara, para fazer um depósito na segunda-feira (18). Eles foram detidos após caírem da moto enquanto fugiam dos agentes de segurança. Com eles, além do veículo, foi encontrada uma pistola calibre 58, munições e R$ 33 mil em dinheiro.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos presos, de 41 e de 50 anos, fazem parte de uma quadrilha especializada naqueles roubos conhecidos como “saidinha de banco”. Os dois já tinham antecedentes criminais por roubo e um deles era foragido da Colônia Penal Agrícola, unidade prisional de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Leia também: Parques de Curitiba recebem reforço da Guarda Municipal

Uma equipe da Guarda Municipal fazia patrulhamento pela região, quando os agentes viram o assalto na esquina das ruas Odir Gomes da Rocha e Engenheiro João Kloss. “Os suspeitos tentaram fugir. A equipe da Guarda Municipal iniciou o acompanhamento tático e solicitou apoio de outras viaturas próximas”, conta o diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso.

Os dois homens foram abordados próximos ao Contorno Sul, pouco depois de caírem da moto. Por conta da queda, eles foram inicialmente encaminhados ao Hospital do Trabalhador e, na sequência, para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

“Nossa orientação é que as pessoas fiquem sempre atentas ao entrar e sair dos bancos, sem manusear dinheiro em locais públicos e prestando atenção à movimentação ao redor”, alerta o diretor da Guarda Municipal.

Quadrilha desmantelada

O trabalho conjunto da GM com a Polícia Civil possibilitou desmantelar a associação criminosa especializada em roubos a clientes de bancos. A quadrilha era formada, predominantemente, por criminosos vindos de São Paulo, de acordo com o delegado do 1º Distrito Policial de Curitiba, Gil Tesserolli. Ainda segundo a Polícia Civil, as mesmas pessoas estão envolvidas em, pelo menos, outros 14 crimes da mesma modalidade registrados na capital.

“A nossa investigação iniciou há alguns meses, devido a uma ação da Guarda Municipal, que acabou evitando um roubo no Centro. Na ocasião, houve confronto e o suspeito acabou entrando em óbito. A gente começou a identificar essas pessoas, veículos que usavam, até que, na última sexta-feira (15), houve a localização de uma parte do grupo, no Centro”, lembra o delegado. No dia, houve tiroteio entre polícia e suspeitos e até mesmo um helicóptero chegou a ser usado na ação.

“Para nossa surpresa, mesmo com a troca de tiros dias antes, eles voltaram a agir nesta segunda-feira (18) e foram presos pela Guarda Municipal, com a mesma moto utilizada na fuga da semana passada, após a troca de tiros”.

Modus operandi

A quadrilha utilizava uma pessoa que entrava na agência bancária e observava a movimentação, até detectar alguém que fizesse um saque de alto valor. “Com a saída desse cliente, os criminosos começavam a segui-lo, principalmente com motocicletas, abordavam a vítima e praticavam o roubo”, explica Tesserolli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]