• Carregando...
 | Cecília Tümler/Gazeta do Povo
| Foto: Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Cerca de 70 motoristas do aplicativo Uber fizeram um protesto no fim da tarde desta segunda-feira (22) pedindo mais segurança no sistema, depois que duas mortes de condutores de apps foram registradas na região de Curitiba na semana passada. O ato ocorreu na entrada no Teatro Positivo, no bairro Campo Comprido, em Curitiba, onde, ao mesmo tempo, a empresa Uber realiza um evento para premiar os motoristas mais qualificados da cidade, o UberFest Curitiba 2018.

Festa da UberHugo Harada/Gazeta do Povo

Na entrada, manifestantes xingaram alguns dos colegas premiados, pois esses não aderiram ao protesto. Apesar da animosidade, não houve registro de confusão. A Polícia Militar acompanhou a manifestação.

De acordo com um dos organizadores do protesto, que prefere não se identificar pelo nome mas é conhecido como Fantasma, a intenção da manifestação é chamar a atenção de diretores da Uber. “Eles estão em um evento aqui ao lado, eles só aparecem para festas, nunca aparecem quando tem mortes”, reclama. A principal demanda dos manifestantes é que o sistema seja mais restrito e burocrático para os passageiros, pedindo antecedentes criminais, dados pessoais e comprovante de residência no momento do cadastro.

Para alguns motoristas que não estavam no protesto e escolheram comparecer à celebração no Teatro Positivo, as mortes não têm relação ao fato das vítimas serem ou não motoristas. “É claro que acontece da gente se sentir inseguro, acho que dá pra melhorar a segurança sim, mas não dá pra dizer que é culpa da Uber que isso tenha acontecido”, explica Luis Pires, motorista do app há cerca de um ano. Na celebração, foram distribuídos prêmios para os parceiros da empresa que obtiveram mais recomendações positivas ao longo de 2017.

O protesto ocorreu após assassinato de dois motoristas de aplicativos. Na última sexta-feira, o corpo de Marcos Mathoso Cordeiro, de 25 anos foi encontrado com seis tiros em Almirante Tamandaré, na RMC. Ele dirigia para a Uber e seu carro foi encontrado dentro de um dos lagos do Parque Tingui. No dia seguinte, o motorista do app 99POP Felipe Milki foi morto a facadas em Colombo enquanto trabalhava.

Em nota, a Uber lamentou a morte de Cordeiro. “Pelas informações disponíveis, ao que tudo indica a ocorrência se deu fora da plataforma e é fruto da violência urbana que infelizmente permeia a vida nas cidades. A Uber já contatou as autoridades e está à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei”.

Sobre o protesto, a empresa disse que respeita o direito à livre manifestação e que está aberta a dialogar e ouvir as sugestões dos motoristas do app. Segundo a nota, mais cedo, um grupo apresentou suas reivindicações a representantes da Uber.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]