• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Está chegando o dia que estudantes de todo o Brasil aguardaram o ano inteiro: acontece no próximo domingo (12) o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para quem vai fazer a prova em Curitiba, é preciso, por exemplo, ficar atento aos horários dos ônibus da cidade, que irão circular em horário especial e com reforço em algumas linhas.

Outra dica para evitar imprevistos no dia da prova é ler o edital da prova e a cartilha do participante, que são os primeiros passos básicos para evitar qualquer dor de cabeça. No entanto, mais do que isso, é preciso também estar atento a pequenos detalhes para garantir que tudo corra bem neste domingo. Confira algumas dicas.

Tenha em mãos um documento

O primeiro item a ser separado para fazer a prova é o documento oficial com foto do candidato. Vale passaporte, cédula de identidade, certificado de reservista, carteira de habilitação, carteira de trabalho e até identidade funcional, caso esta esteja de acordo com o Decreto 5.703/06. A única condição é que esses documentos sejam apresentados na versão original, ou seja, não serão aceitas cópias.

Caso o documento tenha sido roubado ou perdido, também é possível fazer a prova com um Boletim de Ocorrência expedido pela polícia no máximo 90 dias antes do dia da prova.

Separe o que levar

É importante conferir com antecedência tudo o que é preciso levar para o dia da prova. Alguns itens, inclusive, são obrigatórios, como caneta esferográfica preta com embalagem transparente. A organização do Enem recomenda também que o estudante leve o cartão de confirmação de inscrição.

Existem, enquanto isso, alguns itens proibidos: lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, fones de ouvido, gravador, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente e dispositivos eletrônicos.

Verifique os horários dos ônibus

Quem costuma usar o transporte público em Curitiba já sabe: aos domingos, a quantidade de ônibus circulando nas ruas da cidade é menor. Isso torna ainda mais importante estar atento aos horários dos veículos, programar-se, e sair de casa com antecedência para evitar qualquer problema. Assim como aconteceu com a prova da UFPR, a Urbs anunciou que vai realizar uma operação especial, disponibilizando mais veículos na cidade.

Leia também: Enem 2017: Urbs reforça ônibus e disponibiliza linhas especiais

Chegue no horário

Divulgação/Inep

Nenhum candidato pode entrar depois do fechamento dos portões no local de prova, o que acontece exatamente às 13h.

Por isso, é aconselhável que o candidato se programe para chegar com antecedência. Os portões abrem às 12h, quando o estudante já pode se dirigir à sala em que fará o exame. As provas têm início às 13h30, e terminam às 19h.

Na hora da prova

Antes de entrar na sala, o candidato deverá guardar os objetos não permitidos em um envelope fornecido pela porta-objetos, fechar o lacre e deixá-lo debaixo da cadeira até terminar a prova.

Outra dica muito importante é conferir os dados pessoais no Cartão-Resposta e na Folha de Redação. Esses documentos vêm com o nome e número de inscrição do estudante, e precisam estar de acordo com as informações fornecidas.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]