• Carregando...
Da esquerda para a direita: Carolina Bunick Meissne, João Vitor Nadolny e Priscilla Waldera venceram concurso da NASA | Jonathan Campos/
Da esquerda para a direita: Carolina Bunick Meissne, João Vitor Nadolny e Priscilla Waldera venceram concurso da NASA| Foto: Jonathan Campos/

Você já parou para pensar como seria a paisagem em outro planeta? Em Curitiba, estudantes do Colégio Vicentino São José não só imaginaram, como ficaram entre os vencedores de um concurso da Nasa, agência americana responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, sobre o assunto. A premiação, chamada de Cassini Cientista Por um Dia, incentivou jovens do mundo inteiro a indicarem alvos a serem captados pela nave espacial Cassini, no planeta Saturno e suas luas.

Os alvos foram plumas da lua Encélado, os lagos da lua Titã e o hexágono de Saturno, localizado no polo norte do planeta. Depois de estudarem sobre o tema, os estudantes deveriam escolher uma área e escrever uma redação justificando a preferência para que a Cassini pudesse obter imagens durante um período destinado a esse projeto e obtivesse os melhores resultados científicos.

Sete trabalhos foram escolhidos no Brasil, sendo dois do Colégio Vicentino São José. Os alunos vencedores foram Priscilla Waldera, de 16 anos, do 3º ano do Ensino Médio, premiada com a redação Retrato de Família, e Carolina Bunick Meissner e João Vitor Nadolny, ambos de 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, que desenvolveram uma redação em conjunto. A dupla foi premiada com “Titã, Terra, Sol, Lua e Vida”.

Coordenador do Clube de Ciências do colégio, o professor de Física Denilso Delfrate relata que a iniciativa despertou a curiosidade dos alunos sobre a vivência dos cientistas. “O objetivo do concurso era esse, que o estudante pesquisasse e escrevesse sobre o assunto. No dia a dia, os cientistas também estudam, escrevem, fazem relatórios”, comenta.

Antes de enviar as redações para o concurso, os alunos tiveram uma aula especial para ganharem um pouco mais de embasamento científico sobre sondas espaciais e Saturno. Os trabalhos também tiveram apoio de professores de Língua Portuguesa para serem finalizados.

Os certificados oficiais foram entregues pela astrônoma brasileira Rosaly Lopes, do Laboratório de Jato Propulsão (JPL) da Nasa, durante o 10° Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]