• Carregando...
 | 2º Tenente Josiany/Com Soc 5ª RM
| Foto: 2º Tenente Josiany/Com Soc 5ª RM

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai ganhar um reforço no seu arsenal. Ao todo, 26 fuzis serão doados pela 5ª Região Militar (5ª RM) do Exército Brasileiro para ajudar no patrulhamento das estradas que cortam o Paraná e Santa Catarina, principalmente nas regiões próximas às fronteiras.

De acordo com o general de brigada Aléssio Oliveira da Silva, comandante da 5ª RM, o equipamento doado pertencia ao próprio Exército. “São armas que são do acervo do Exército do Brasil e que não eram mais consideradas necessárias para nós”, explica.

O armamento será entregue após um pedido da própria PRF, que solicitou o equipamento para garantir a segurança de seus agentes em operações nas rodovias que cortam o estado. Segundo o general, a entrega desse material vai incrementar o poder de fogo da polícia principalmente no combate ao tráfico de drogas e de armas, além de roubo de carga e de banco em todo o estado, sobretudo nas regiões próximas à fronteira com o Paraguai e Argentina. No último fim de semana, por exemplo, a PRF fez a maior apreensão de munição do ano próximo à cidade de Guaíra.

Das 26 armas entregues à PRF, 20 delas serão usadas por agentes no Paraná e o restante nas estradas catarinenses. Além disso, o Exército também vai oferecer 52 carregadores e 26 bandoleiras. “Em face da mudança da violência no país, todas as polícias têm que estar capacitadas para enfrentar o crime organizado. É preciso de um aparato maior”, explica Silva. “E essa doação explicita os laços de boa vontade e de cooperação entre as forças de segurança do Brasil”.

Consideradas uma das armas mais utilizadas no mundo, os fuzis 7,62 mm M964 — ou Fuzil Automático Leve (FAL), como é mais conhecido — são de uso restrito do Exército, mas são utilizadas por outras polícias dentro do Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) costuma utilizar esse tipo de armamento durante suas operações.

O pedido da PRF foi feito a partir de uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que autoriza às forças de segurança a solicitarem reforço de equipamentos ao Exército.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]