• Carregando...
Tropa do Exército que saiu do quartel do Bacacheri na tarde de sábado. | Reprodução/
Tropa do Exército que saiu do quartel do Bacacheri na tarde de sábado.| Foto: Reprodução/

Desde sábado à tarde (26) as tropas do Exército em Curitiba estão saindo dos quartéis durante a paralisação nacional dos caminhoneiros, que chega ao sétimo dia neste domingo (27). Sábado, viaturas militares, incluindo tanques, foram filmados por um leitor da Gazeta do Povo saindo do 20.º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB), no bairro Bacacheri. Neste domingo, há relatos de viaturas na Linha Verde, na capital, e soldados prestaram apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) na escolta de dois caminhões-tanque com diesel para abastecer os ônibus do transporte coletivo de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

- Vídeo das tropas - assista a movimentação das tropas do Exército em Curitiba

Segundo o comando da 5ª Divisão do Exército, a locomoção da tropa em Curitiba é do 20ª BIB para o quartel-general do Pinheirinho faz parte da preparação da corporação para atuar nas estradas tanto do Paraná, quanto de Santa Catarina, caso seja necessário. Até este domingo, entretanto, nenhuma ação de desbloqueio nos mais de 60 pontos reportados pelas polícias rodoviárias estadual e federal foi executada no Paraná.

“O comboio de viaturas militares que saiu do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20ºBIB) para o Forte do Pinheirinho (Quartel General do Pinheirinho) faz parte da preparação da 5ª Divisão de Exército para atuar, caso for necessário, em apoio aos Órgãos de Segurança Pública (OSP) no restabelecimento do fluxo logístico de insumos de primeira necessidade (combustível, alimentação, material hospitalar...) para atender a população dos estados do Paraná e Santa Catarina”, afirma o comando da 5ª Divisão do Exército em nota.

- Tempo real - siga as informações do desbastecimento em Curitiba

Na última sexta-feira (25), o presidente Michel Temer editou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), válido para todo o território nacional, para autorizar a atuação do Exército na greve dos caminhoneiros. Os militares vão atuar na desobstrução de estradas a fim de garantir o abastecimentos de insumos básicos para a população, como alimentos, remédios e combustíveis. O decreto valerá por dez dias, até 4 de junho.

O governo do Paraná, em específico, já afirmou que descarta o uso da força e que manterá o diálogo com as lideranças do movimento no estado e que espera, por meio da negociação, a garantia do abastecimento da população.

Neste domingo (27), às 16 horas, a governadora, Cida Borghetti, irá receber caminhoneiros e empresários do setor de transporte de cargas no Palácio Iguaçu para intensificar as conversas para que não faltem produtos básicos, como gás de cozinha.

Ainda na tarde deste domingo (27), o Sindicombustíveis-PR pediu, em nota, que o governo estadual aja de forma mais rápida e efetiva no abastecimento de combustível para a população.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]