• Carregando...
 | Arquivo/Gazeta do Povo
| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A filial do Hospital São Vicente no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC) voltou a funcionar nesta segunda-feira (19), depois de mais de dois anos sem atividades. Essa unidade do hospital, que atende apenas o Sistema Único de Saúde (SUS), havia fechado em junho de 2015 por desentendimentos sobre o repasse de recursos pela prefeitura. Agora, sob nova administração, a instituição tem 25 leitos disponíveis para atendimentos de baixa e média complexidade.

Segundo a instituição, a unidade irá funcionar como um local apenas para a continuidade de tratamentos iniciados em outros hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Isso significa o local não oferece pronto atendimento para o cidadão que eventualmente o procurar diretamente, e sim recebe encaminhamentos das outras unidades que operam pelo SUS. “Dessa forma, vai desafogar unidades de atendimentos mais complexas”, explica Charles London, diretor presidente da Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef), entidade que administra o hospital.

Leia abaixo: Curitiba recebe novas ambulâncias

De acordo com a prefeitura, outros 25 leitos serão abertos no hospital a partir de junho. O anúncio dos investimentos para a abertura desses leitos havia sido feito em outubro do ano passado, com recursos do Ministério da Saúde. A reinauguração contou com a presença do prefeito Rafael Greca, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, da vice-governadora Cida Borguetti e da secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak.

O São Vicente CIC fica localizado na Rua Schirlei Solange Mantovani, nº 1160.

Caso antigo

O São Vicente da CIC encerrou suas operações, inicialmente, no fim de 2014, quando afirmou que a prefeitura de Curitiba não repassou os recursos do SUS referentes aos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro daquele ano. A administração da época - que tinha à frente Gustavo Fruet (PMN) afirmou que os recursos da unidade Centro do hospital é que mantinham a da CIC funcionando. O débito chegaria, então, a cerca de R$ 2 milhões.

Leia também: Tartarugas são salvas em Antonina e moradores denunciam crime ambiental

O fato foi negado pela prefeitura, que afirmou ter repassado mais de R$ 3,59 milhões desde o início daquele ano. Na época, a unidade contava com 46 leitos para o SUS. Após um acordo, o hospital voltou a abrir as portas ainda em dezembro de 2014. Mas, em agosto de 2015, voltou a encerrar as atividades pela inviabilidade financeira.

Novas ambulâncias

Outra novidade na área de saúde pública de Curitiba é a entrega, nesta terça-feira (19), de três novas ambulâncias para o município. Duas ambulâncias, doadas pelo governo do Paraná, vão para a renovação da frota existente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A terceira ambulância, adquirida com recursos do estado e do município, será destinada ao transporte sanitário de pacientes no Tatuquara. Os novos veículos integram a frota de 26 ambulâncias do Samu da capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]