• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, promete movimentar às paróquias de Curitiba batizadas em homenagem à santa. Uma delas fica no bairro Seminário - a outra fica no Uberaba. A expectativa é de que este ano a procura pela celebração que já é concorrida seja ainda maior, já que 2017 marca os 300 anos da aparição da imagem no vale do Paraíba, no estado de São Paulo.

Segundo o padre da paróquia no Seminário, André Biernaski, o dia será de muitas atividades. “Há uma tradição muito grande da paróquia nesse dia. Muitos peregrinos vêm agradecer. Neste dia, recebemos muitos devotos de outros lugares”, relatou.

Programação - confira os horários das missas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Seminário

Serão três missas ao longo do dia, além de uma programação que envolve bênção para carros, de crianças, o tradicional almoço de ação de graças e o que promete ser o grande momento da comemoração, a procissão luminosa seguida por queima de fogos para encerrar a data. “Para alegrar o ambiente, dar graças e dar uma conotação mais forte pelos 300 anos da aparição de Nossa Senhora. Nota-se que há uma devoção muito forte, então é uma forma de celebrarmos essa ligação”, contou.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

São esperados 3 mil fiéis na igreja no feriado, o que representa um acréscimo significativo em relação a dias normais, quando a misa atrai um público dez vezes menor, de cerca de 300 pessoas. A missa das 19 horas promete ser a mais concorrida, com cerca de mil devotos na celebração. A capacidade da igreja é para 500 pessoas, aproximadamente.

Leia também: Feriado de Nossa Senhora Aparecida leva multidão à paróquia da Padroeira em Curitiba

Entorno

Não há previsão de bloqueios ou restrições nas vias no entorno da igreja, mas o grande interesse pela celebração deve fazer com que as vias do bairro sofram com lentidão durante o dia. Principalmente nos horários mais próximos as missas, programadas para 8h, 10h e 19h. Após a última celebração, a procissão luminosa deve tomar as ruas no entorno da igreja, mas a comitiva vai se deslocar apenas pelas ruas adjacentes.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Avenida Nossa Aparecida, 1637 – Seminário

Programação para o feriado:

8h – Missa

10h – Missa solene

11h – Bênção de carros

12h – Confraternização da comunidade (almoço)*

15h – Bênção das crianças

19h – Missa

20h – Procissão luminosa

*Almoço

Serão servidos 240 quilos de carne no almoço de confraternização da paróquia, que tem início previsto para às 12 horas. O serviço será interrompido quando acabar a carne. Acompanha o churrasco, que custará R$ 55, maionese e salada de tomate com cebola. Para quem for levar para casa, serão adicionados dois pães. Quem ficar no local para fazer a refeição, receberá uma porção de farofa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]