• Carregando...
Operação do Ipem fiscalizou até brinquedos dentro de ovos de Páscoa | Divulgação/Assessoria de Imprensa - IPEM-PR
Operação do Ipem fiscalizou até brinquedos dentro de ovos de Páscoa| Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa - IPEM-PR

Dezenove produtos de Páscoa foram reprovados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) durante uma operação de fiscalização realizada pelo órgão. A ação, que teve como alvo chocolates, brinquedos dentro de ovos de chocolate e pescados congelados, ocorreu entre fevereiro e primeira semana de abril deste ano. Ao todo, foram fiscalizados 170 tipos de produtos alimentares (com avaliação de 2.861 unidades) e 12.407 brinquedos. Dos produtos reprovados, 18 eram alimentos e um era brinquedo que seguia dentro de ovos de chocolate.

No caso dos alimentos, o objetivo da ação foi verificar se o peso descrito na embalagem equivalia ao peso real do produto. Os testes em laboratório resultaram na reprovação de oito produtos de chocolate, entre ovos, bombons e barras. Dos pescados congelados, foram dez os produtos reprovados pela fiscalização.

Os brinquedos que acompanham ovos de Páscoa foram avaliados para verificar se estavam dentro dos padrões de segurança recomendados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), essenciais para diminuir o risco de acidentes com crianças. Apenas um item foi reprovado

A lista com os produtos reprovados pode ser encontrada no site do Ipem. A reprovação pode gerar multa que varia de R$ 150 a R$ 1,5 milhão, que pode ser aplicada ao comerciante ou ao fabricante (caso o comerciante tenha a nota fiscal do fabricante).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]