• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A sexta-feira (17) será diferente em Curitiba. Após uma semana de sol e calor, a capital terá uma véspera de fim de semana com chuva e, inclusive, alerta para tempestades. A instabilidade ganha força com a passagem de uma frente fria, e a mudança no tempo também reflete dos termômetros, que não devem passar dos 24°C na cidade hoje. Algumas cidades da RMC, como São José dos Pinhais e Araucária, já estão sob alerta laranja.

Leia também: Prepare-se: 2018 terá 10 feriados prolongados; veja quais são

Conforme a Climatempo, há grandes chances de chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos. No Sul do país, essa previsão vale, sobretudo, para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e para a Grande Florianópolis, já que em Porto Alegre a chuva não ganha força nesta sexta-feira. Na RMC, as rajadas de vento mais intensas podem alcançar os 90 km/h.

O Simepar explica que, além da frente fria, o ingresso de calor e umidade que vem do Norte do Brasil ajuda a deixar a instabilidade mais forte. Por isso, não estão descartados temporais localizados e queda de granizo em algumas cidades do Paraná.

Alerta laranja

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas dos Campos-gerais, Noroeste, Oeste e Sul, além de partes da Região Metropolitana de Curitiba - como em Araucária, São José dos Pinhais e Rio Negro - têm alerta laranja de tempestades.

Assim, a previsão é de que chuvas de até 60 milímetros por hora, com volume que pode chegar a 100 milímetros por dia, podem cair sobre as regiões. Junto com a chuva, há chance de descargas elétricas e queda de granizo.

Outro fenômeno associado as tempestades é o vento. Na quinta-feira (16), cidades litorâneas, como Antonina e Guaratuba, sofreram com rajadas que passaram da casa dos 100 km/h, fato que pode se repetir na sexta, de acordo com o Simepar. Outro ponto que pode sofrer com os ventos é a região mais ao sul do estado, que também podem registrar rajadas que atingem os 100 km/h.

Fim de semana chuvoso

Esta primeira frente fria tende a se afastar para o oceano durante a sexta-feira, mas outra frente fria chega ao Sul no sábado (18) e avança rapidamente pela região, explica a Climatempo. Por isso, o fim de semana continua com alerta para muita chuva e grandes acumulados principalmente em Santa Catarina e no Paraná. Os volumes de chuva podem passar dos 100 mm em várias localidades só neste período. A chuva tende a perder força já no domingo (19).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]