• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

No inverno, quando era para fazer frio, Curitiba viveu dias seguidos de termômetros na casa dos 30º e sol escaldante. A partir do fim de setembro, quando começou a primavera, na teoria, as temperaturas deveriam ser mais quentes. No entanto, o curitibano tem convivido com dias seguidos de clima ‘frio’, chuva e dias com cara de outono. Pela sequencia de calor e os mais de 40 dias sem chuva que marcaram o fim do inverno, a expectativa era de uma primavera de sol e calor, mas a realidade sido diferente do imaginado e a chuva persistente tem baixado os termômetros.

Leia também: Paranaenses já podem receber alerta de tempestade via mensagem de celular

Segundo a meteorologista Beatriz Porto, do Simepar, trata-se de uma impressão. De fato, o mês de outubro é mais chuvoso que o normal em algumas regiões, mas a ideia de um mês frio é condicionada também ao calor fora de épica que fez no inverno. “É uma percepção errada. [A primavera] é uma estação de mudança, de mais fria para mais quente, mas não é porque estamos em uma estação mais quente que não podemos ter dias mais frios”, afirmou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), outubro está mais quente que a média histórica. A marca em Curitiba é de quase 17ºC. Em 2017, até o dia 23, o registro ficou na casa dos 18,5ºC. Beatriz comenta que o mês não é normalmente de termômetros elevados, e que tanto o calor do fim do inverno quanto o ‘frio’ do começo da primavera são condições pontuais. “É a característica do tempo naquele período que determina a condição climática. Estamos em um ambiente que não favorece o aquecimento, mas mesmo assim não vemos frio de inverno”, pontuou, sobre os dias de temperaturas amenas registradas no mês de outubro.

Chuva

Segundo a meteorologista, havia uma previsão de que outubro seria chuvoso, o que vem se comprovando. Dos 23 dias do mês, em 15 choveu, o que faz com que o volume de água no período tenha superado a média histórica em alguns locais, como em Curitiba. Na capital, foram 149 milímetros de precipitação, segundo dados do Inmet, o que já praticamente atinge a marca média do mês, que é de 151 milímetros.

A chuva é, também, uma das responsáveis pela impressão de mês frio. Para Beatriz, o acúmulo de dias nublados e chuvosos faz a temperatura cair, mas também contribui para que as pessoas acreditem que está mais frio que o normal. “Estamos desde a semana passada com bastante chuva, nebulosidade, então as temperaturas vão estar um pouco mais amenas. Tudo isso, chuva, nebulosidade, ar não tão quente, termômetros mais baixos, tudo contribui com essa sensação”, pontuou.

Novembro

Após o mês ‘anormal’ de outubro, novembro deve voltar à normalidade. A previsão é de que as temperaturas fiquem próximas a média do mês, na casa dos 20ºC, e as chuvas devem marcar presença também dentro do esperado, na casa dos 120 milímetros em todo o mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]