• Carregando...
Para tentar acabar com o calor, grupo quer reunir insatisfeitos com o tempo seco para fazer dança da chuva | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Para tentar acabar com o calor, grupo quer reunir insatisfeitos com o tempo seco para fazer dança da chuva| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O calor e o tempo seco que tomaram conta de Curitiba neste inverno aguçaram a criatividade de dois curitibanos. Como a capital já está há mais de 30 dias sem uma única gota de chuva, a dupla Cassio Ferreira e Ricardo Ickert resolveu organizar um evento para tentar reverter a situação. Em um evento criado no Facebook, eles chamaram outros curitibanos que não aguentam mais ver o sol na previsão do tempo para fazer uma “dança da chuva” para trazer um pouco de umidade para a cidade.

Leia também: Primavera começa com muitas flores e promessa de chuva; veja fotos

E a brincadeira logo caiu no gosto popular. Até o momento, mais de 1,6 mil pessoas confirmaram presença no ato e outras 10 mil sinalizaram interesse. A dança está prevista para acontecer às 9h deste sábado (23) no Parque Barigui.

O publicitário Cassio Ferreira conta que ideia não é comover São Pedro a mandar água para a capital paranaense, mas sim brincar com a escassez de água e também incentivar as pessoas a aproveitarem o parque e o tempo bom. “O evento é mais uma brincadeira em relação à temperatura. As pessoas querem um pouco de chuva para refrescar, mas o que queremos é que elas vão até lá para aproveitar. Que seja um dia bacana no parque”, confessa.

Tanto que quem espera ir ao Barigui apenas para ver o grupo realizando algum tipo de ritual indígena acabará se decepcionando. De acordo com o publicitário, nada está planejado para o evento. A ideia é reunir pessoas que queiram passar o sábado no parque e se divertir. “Está só em tom de brincadeira. A gente não tem nada planejado, por enquanto”, ressaltou.

Segundo Ferreira, a ideia de relacionar um evento à condição meteorológica é porque Curitiba é famosa pela variação térmica. A própria prefeitura da cidade também brincou com a fama da capital. Em uma postagem recente na rede social, a página da “Prefs” brincou com os 30 dias de seca e seu passado mais chuvoso.

Histórico de piadas

Só que a Dança da Chuva de Curitiba não é primeira brincadeira de Ferreira. Ele e o amigo já realizaram outros eventos, como o “Neve em Curitiba”, em 2013. Segundo o publicitário, na época, algumas pessoas chegaram a ir ao Jardim Botânico para o evento fictício. “Eu estudava próximo ao Botânico e fui ver quanta gente tinha. Foi um pessoal às 6 horas da manhã, com frio. Isso aconteceu de verdade”, revela.

Alguns desses eventos, inclusive, chegaram a ganhar uma projeção bem maio do que a esperada inicialmente. É o caso da “Marcha para Goku”, que reuniu cerca de 400 pessoas na Boca Maldita, em 2014, para homenagear o protagonista do desenho animado Dragon Ball Z.

Cassio Ferreira/Arquivo pessoal

De acordo com Ferreira, a marcha foi destaque até entre aficionados mundo afora. “Essa do Goku é uma paródia das marchas que estavam acontecendo. Fizemos a marcha que foi um sucesso, saiu até na imprensa internacional. Outras capitais acabaram fazendo também”, destacou. São Paulo, Recife e até Santiago, no Chile, tiveram suas edições da marcha.

Chuva ocasional

Com ou sem dança, a chuva deve mesmo passar por Curitiba. De acordo com o Simepar, uma frente fria que se aproxima da região neste sábado (22) já pode provocar pancadas, ainda que ocasionais e sem grande quantidade.

E o tempo nublado chega para ser insistente. A previsão mostra que toda a próxima semana deve ser chuvosa. “Também há um ingresso de umidade no estado que favorece a chuva. Não é que vai ficar nublado, chovendo direto, mas vai ter sol com essas pancadas isoladas, principalmente entre a tarde e a noite, bem típico do calor”, detalhou o meteorologista Paulo Barbieri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]