• Carregando...
 | Allan Costa Pinto/
| Foto: Allan Costa Pinto/

Um dos centros de referência no tratamento contra o câncer, o Hospital Erasto Gaertner vai ganhar uma nova unidade em Paranaguá, no litoral do estado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) a partir de uma parceria entre a administração do hospital, o governo do estado e a prefeitura do município. A ideia é atender os pacientes que vivem na região e que, até então, precisavam se deslocar até Curitiba para garantir atendimento.

Ainda não há previsão de quando ela começará a funcionar. De acordo com o secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto, a ideia é implantar um ambulatório avançado com uma série de serviços na área de oncologia, incluindo sessões de quimioterapia oral, acompanhamento pós-operatório, curativos e outros serviços de baixa e média complexidade.

Leia também: Pedido falso de doação de bolacha pode sobrecarregar o Hospital Erasto Gaertner

No anúncio, o governo do estado confirmou que vai destinar recursos para custear a abertura do novo hospital. “Hoje demos o primeiro passo para tirar este projeto do papel. Sabemos que é um sonho da comunidade e por isso estamos dando prioridade absoluta para viabilizar tudo ainda este ano”, afirmou Caputo Neto.

A expectativa é que, com a nova unidade, metade dos pacientes do litoral realizem suas consultas e tratamentos em Paranaguá. “Isso reduzirá o sofrimento de muita gente que hoje precisa acordar de madrugada e pegar a estrada para fazer seu tratamento em Curitiba”, aponta o secretário.

Leia também: Veja a lista de 61 ruas que vão ser asfaltadas em Curitiba

Exemplo do interior

O novo hospital oncológico do litoral deve seguir os moldes da unidade que o Hospital Erasto Gaertner já mantém em Irati, na região Centro-Sul do estado. De acordo com o superintendente do hospital, Adriano Lago, a experiência no interior já é considerada um sucesso, pois mostra que a descentralização dos serviços ajuda na melhoria da qualidade do tratamento dos pacientes.

Para isso, uma comitiva da prefeitura de Paranaguá deve visitar o hospital no interior já nos próximos dias para conhecer a unidade e estudar as melhores maneiras de replicar o modelo no litoral. “Queremos primeiro conhecer o trabalho realizado lá. Depois, vamos avaliar qual prédio melhor se adequa às exigências sanitárias para abrigar um serviço deste porte em nossa cidade”, explicou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]