• Carregando...
 | Hélcio Luis Leite/Colaboração
| Foto: Hélcio Luis Leite/Colaboração

O Rio São João, em Guaratuba, foi interditado por tempo indeterminado na última quarta-feira (11) pelo Ibama do Paraná por causa dos riscos de contaminação que os produtos oferecem à população. Com isso, os moradores da região do litoral paranaense estão impedidos de usar o rio para banho, pesca ou qualquer outra atividade relacionada.

A interdição foi determinada a partir de uma portaria assinada pelo superintendente do órgão no estado, Julio Gonchorosky, e vem na sequência dos primeiros impactos ambientais do grave acidente envolvendo três caminhões na última sexta-feira (6) na BR-376. Após a colisão, cerca de 30 mil litros de óleo diesel e 7 mil litros de Osmose K33, produto tóxico usado na preservação e tratamento de madeira bruta, vazaram e alcançaram a água do rio.

Por causa dessa contaminação, peixes apareceram mortos no Rio São João, o que motivou a ação do Ibama de interditar toda e qualquer atividade no local. Na decisão, Gonchorosky pontua que a restrição foi tomada porque ainda não há informações precisas sobre a extensão da contaminação e que, por precaução, ficam proibidas atividades de recreação, esportes, pesca e irrigação do trecho que vai da rodovia até a baía de Guaratuba, onde o rio desemboca — totalizando cerca de 38 km.

Como a decisão do Ibama é válida por tempo indeterminado, a liberação do rio estará condicionada à melhora da qualidade da água. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai coletar amostras periodicamente para avaliar se ainda há resíduos tóxicos que representem algum risco.

Atendimento às famílias

Por causa dos riscos de contaminação à população ribeirinha, a prefeitura de Guaratuba anunciou que está trabalhando para fazer o atendimento às famílias que vivem na região, mas informou que não há problemas de abastecimento nas comunidades, já que o abastecimento é feito a partir de um ponto acima de onde aconteceu o acidente.

Segundo a administração municipal, a água do rio não é utilizada para abastecimento na rede pública. Ainda assim, cerca de 260 litros de água potável foram entregues às comunidades da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]