• Carregando...
Em Urepema , em SC, parte de uma cascata congelou | Reprodução/Jornal Hoje
Em Urepema , em SC, parte de uma cascata congelou| Foto: Reprodução/Jornal Hoje

O frio que atinge o Sul do país tem ocasionado fatos curiosos e também notícias preocupantes no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Listamos sete deles que foram registrados nesta quarta-feira.

– Sensação térmica de -18ºC em SC

Imagem de São Joaquim, em SC, nesta quartaMycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online

Em Santa Catarina, a cidade de Bom Jardim da Serra registrou -8,8ºC. Essa foi a temperatura mais baixa do ano no Brasil às 7h. O vento gelado fez a sensação térmica despencar para -18ºC.

Leia também: Neve granular, chuva congelante, geada: conheça o “dicionário” do frio

- Cascata que Congela

Mais uma vez, a Cascata Que Congela, no Morro das Antenas, em Urupema (SC), fez a alegria dos turistas e ficou cheia de “cristais de gelo” (foto acima). Os termômetros marcam -7,5ºC na cidade.

- Água congelada na torneira

Reprodução/Jornal Hoje

Em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, a água congelou nas torneiras. A mínima na cidade foi de -2,4ºC. O mesmo ocorreu em Urupema (SC).

- Gelo em asa de avião no RS

O frio em Porto Alegre (RS) provocou o acúmulo de gelo nas asas de cinco aeronaves das Linhas Aéreas Azul no Aeroporto Salgado Filho. Como consequência, os aviões não puderam decolar nos horários previstos. Um dos aviões só conseguiu deixar a capital gaúcha após 4h.

- “Visitantes” no Litoral do PR

Kaue Alapont

Muito mais do que a esperada queda nas temperaturas, o inverno é uma estação que pode trazer presenças inusitadas ao Litoral do Paraná. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, um pinguim e um lobo-marinho foram registrados nas praias do estado.

Perdas no campo

Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online

Mas nem todas as notícias relacionadas às baixas temperaturas são curiosas. Algumas são preocupantes. No campo, por exemplo, os produtores contabilizam prejuízos nos três estados devidos às fortes geadas. As perdas reduzem a oferta de frutas, verduras e legumes. O resultado é o aumento dos preços para o consumidor.

Morte em Curitiba

Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

O inverno também castiga as pessoas que vivem nas ruas. O frio fez a primeira vítima em Curitiba. Um homem em situação de rua morreu na Praça Tiradentes, na região central da cidade, na madrugada desta quarta-feira (19). O fato foi informado pelo próprio prefeito Rafael Greca em seu perfil no Facebook, que apontou que o rapaz teria negado o atendimento da Fundação de Ação Social (FAS) na noite anterior.

Vale ressaltar que quem encontrar alguém dormindo na rua deve ligar para o telefone 156 da prefeitura de Curitiba. Também há várias campanhas arrecadando roupas e cobertores para quem precisa.

Leia também: Maior nevasca de Curitiba não foi em 1975. Veja vídeos e fotos da década de 20

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]