• Carregando...
 | Raquel Portugal/Fiocruz Imagens
| Foto: Raquel Portugal/Fiocruz Imagens

O governo do Paraná estendeu o público-alvo da vacina contra o HPV e agora jovens de ambos os sexos de 15 a 26 anos também podem se vacinar gratuitamente contra o HPV. Até então, a campanha abrangia meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além de jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids, em tratamento de câncer ou transplantados. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), a medida é válida para todas as unidades de Saúde de todos os municípios do estado. 

LEIA MAIS: Morre vítima de infecção ao tomar vacina da gripe em Curitiba

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, Júlia Cordellini, a medida atende a uma orientação do Ministério da Saúde que foi dada como resposta à baixa adesão à campanha de vacinação contra o HPV em todo o país. A estratégia tem o objetivo de evitar o desperdício de doses que estão vencendo, além de reduzir ainda mais a circulação do vírus.

O Paraná está com 88 mil vacinas em estoque, já distribuídas pelas 22 Regionais de Saúde do Estado. Caso alguma cidade não consiga atender à demanda de vacinação com o aumento do público-alvo, o governo do Paraná pode remanejar o estoque e direcionar novas doses às prefeituras que precisarem. 

Prevenção

No sexo feminino, a vacina protege contra o câncer de colo de útero, que atualmente é o terceiro mais frequente e a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Para os homens, o objetivo é proteger contra os cânceres de garganta, pênis e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais.

Júlia Cordellini ressalta que a vacina é reconhecida internacionalmente. “Ela estimula a produção de anticorpos específicos para os quatro tipos do HPV que circulam no Brasil. Ela é segura e eficaz. Por isso, precisamos que esse público aproveite o benefício e procure a unidade de saúde mais próxima”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]