Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

obituário

Liuta Pfeiffer Utsch: no jornal, ela encontrou o amor

  • Marina Pilato, especial para a Gazeta do Povo
 | Arquivo da família
Arquivo da família
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Foi nas páginas da edição da Gazeta do Povo de 03 de janeiro de 1996 – Assis jamais esqueceria a data – que a professora e historiadora Liuta Pfeiffer viu pela primeira vez seu futuro marido. Um anúncio grande, com foto e tudo, detalhava quem era, e o que procurava, o então solteiro José Assis Utsch, economista que vinha de Brasília a Curitiba para fazer morada. Foi amor à primeira lida.

Assis recebeu centenas de cartas, mas sentiu algo diferente quando chegou à de Lee, como passaria a chamar Liuta. Com alguns encontros, a afabilidade, entusiasmo e encanto dela fizeram com que ele percebesse que era certos um para o outro. Ela concordou. Quase quatro meses após o feliz anúncio, o jornal publicava a conclusão da história: Assis encontrara seu amor em Curitiba.

Casaram-se em seguida e permaneceram juntos até o falecimento dela aos 61 anos, em julho deste ano, vítima de câncer. Fruto do casamento marcado pelas tintas de impressão, nasceu Bruno, hoje com 18 anos, que passou a ser companheiro nas constantes viagens do casal. Conheceram a Itália, os Estados Unidos, a França e outros locais além-mar que despertavam a curiosidade da mente aguçada de Lee.

Depois das viagens, em geral feitas em grupo, ela produzia um verdadeiro relatório sobre o que vira, as pessoas que conhecera e os lugares que visitara. Os museus, em especial o Louvre e vários na Alemanha, de onde vieram os antepassados da família dela e do marido, a encantavam em especial. Ouvindo cada palavra dita pelo guia, ela se perdia em meio às histórias das obras.

A sede pela história da família a levou a escrever dois livros sobre a genealogia das famílias Linsingen e Stahlke, e trabalhar na segunda edição, que acabou ficando inacabada, de um livro sobre a família Utsch. Sempre muito ativa, fazia uso de suas habilidades sociais e movia mundos e fundos para encontrar as fontes que necessitava. Exerceu o magistério em duas escolas da capital por mais de 20 anos. Depois do nascimento do filho, passou a se dedicar a casa sem nunca deixar de ser participativa em diversas empreitadas nas quais praticava seu ofício de historiadora.

Atuou como diretora de publicações no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, de onde foi uma das mais jovens integrantes, participando desde seus 20 anos de idade. Também integrava o Instituto Democracia e Liberdade e a Associação Paranaense de Imprensa. Sua grande vocação, por onde quer que passasse, era agregar e cativar pessoas. Seja nas viagens ou no trabalho, produzia e mantinha amizades duradouras.

---------

Lista de falecimentos - 11/11/2017

Alceu Ferreira, 35 anos. Filiação: Paulina Erhardt Ferreira e Paulina Erhardt Ferreira. Sepultamento ontem.

Alcides Correa Veiga, 92 anos. Filiação: Francisco Correa Veiga e Ana Benta de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo de capela no Bairro Novo.

Altina Maria da Silva Diniz, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Teresa da Silva e Maria Teodora da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da capela da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Antônio Araújo de Andrade, 87 anos. Profissão: representante. Filiação: Adalberto dos Santos Andrade e Eudoxia Araújo Andrade. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal Santa Cândida - capela 02.

Antônio Gentil Dallagassa, 73 anos. Profissão: empresário. Filiação: Alberto Dallagassa e Doralina Voluz Dallagassa. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Antônio Polastre, 82 anos. Profissão: religioso. Filiação: Plácido Polastre e Izabel Elvira Lopes. Sepultamento ontem.

Antônio Quadros de Lima e Silva, 61 anos. Filiação: Augusto Quadros da Silva e Maria Carolina Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Antônio Reinoldo de Mello Neumann, 55 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Otto Neumann e Helena de Mello Neumann. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Lapa (PR), saindo do Cemitério Municipal de Rio Negro (PR).

Antônio Rossa, 86 anos. Filiação: Campolim Rossa e Marta Cruzeta Rossa. Sepultamento ontem.

Carmela Guaragna Arcuri, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Guaragna e Ninfa Sicurella. Sepultamento ontem.

Celso Luiz Siqueira, 50 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: Fortunato Lopes Siqueira e Alzira Aparecida Siqueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Igreja Brasil Para Cristo, no bairro CIC, em Curitiba.

Clea Candal Rocha, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Fernandes Candal e Avenir Gutierres Candal. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Dagmar Frota Santiago, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Ferraz da Frota e Angelina Teixeira da Frota. Sepultamento ontem.

Dalton Marcos Boutin, 84 anos. Filiação: Albano Boutin e Dalila Boutin. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Diego Monteiro, 23 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Maria Arlete Monteiro. Sepultamento ontem.

Dirce Andercen Rachk, 66 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Alcebides Andercen e Segantina Ermes Andercen. Sepultamento ontem.

Eduardo Pires de Andrade, 82 anos. Profissão: militar. Filiação: Annibal José de Oliveira e Ermilita Andrade de Oliveira. Sepultamento ontem.

Francyele Eleutério da Luz Mosson, 32 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juarez Eleutério da Luz e Maria Cleuza da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Tomas Coelho, em Araucária, saindo do mesmo cemitério.

Gabriel Cardoso de Lima, 21 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Douglas Cardoso de Lima e Marilu Vieira Cardoso de Lima. Sepultamento ontem.

Genovefa Porazzi Meneguini, 103 anos. Profissão: do lar. Filiação: Romano Porazzi e Odolina Porazzi. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo do mesmo cemitério.

Ilsom Ortiz dos Santos, 39 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Dorvalino Ortiz dos Santos e Alaides Machado de Matos. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida,em São José dos Pinhais, saindo de capela no Alto Boqueirão, em Curitiba.

Irene dos Santos Gonçalves, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dario Bispo dos Santos e Iolanda Martins dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo de residência.

Jacira Januario dos Santos, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Januario dos Santos e Rita Cássia dos Santos. Sepultamento ontem.

Jeanete Metring dos Santos, 67 anos. Profissão: bancário. Filiação: Edilblando Ribas de Andrade e Cecília Metring de Andrade. Sepultamento ontem.

José Roberto Camargo Secco, 72 anos. Filiação: João Secco e Glaci Camargo Secco. Sepultamento no domingo, 12 de novembro, às 16h30, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal de Ponta Grossa (PR).

Juraci Rodrigues da Silva, 71 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Henrique da Silva e Norfina Rodrigues de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Kamille Vitória Gonçalves. Filiação: Jean Carlos Gonçalves e Fabiana da Silva Ferreira. Sepultamento ontem.

Karolayne Kataryne Arantes dos Santos Cunico, 20 anos. Profissão: operadora de telemarketing. Filiação: Osmar Cunico e Gemima Arantes dos Santos. Sepultamento ontem.

Kethleen Cavalli Ferreira, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Sebastião Batista Ferreira e Cacilda Cavalli. Sepultamento ontem.

Lindonor dos Santos Souza, 82 anos. Filiação: José Donato dos Santos e Serafina Machado dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do mesmo cemitério.

Lucas Batista dos Santos, 23 anos. Profissão: instalador. Filiação: Altair Justino dos Santos e Rosania Aparecida Batista Xavier. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Igreja de Campinho, em Ibaiti (PR).

Lucas Ferreira de Carvalho Taborda da Silveira, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: José Taborda da Silveira e Márcia Ferreira de Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Luís Carlos Pereira, 47 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Sebastiana Lucinda Haques Pereira. Sepultamento ontem.

Luiz Antônio Chiminello, 72 anos. Profissão: laboratorista. Filiação: João Chiminello e Izabel Trevisan Chiminello. Sepultamento ontem.

Margarida Egyno de Souza, 86 anos. Profissão: tecelã. Filiação: Francisco Egyno e Belarmina Felícia. Sepultamento ontem.

Mário Ferentz Tucholski, 74 anos. Profissão: empresário. Filiação: Eduardo Tucholski e Maria Tucholski. Sepultamento ontem.

Maurício José Santana, 32 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Júlio Cezar Santana e Maria da Luz Santana. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Rua Honesta Cavalli, no bairro Campo Pequeno, em Colombo.

Nair Osvalda de Jesus Silva, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Augusto Juliano Pereira e Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Necir Wille Zadurski, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Albino Wille e Joselina Hoffmann Wille. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária, saindo do mesmo cemitério.

Onofra de Mello, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Gaio e Assunta Gaio. Sepultamento ontem.

Pingyu Hu, 68 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Guan Fenglian e Hu Zhen. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula - capela 03.

Raimunda Sebastiana de Oliveira, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Matheus da Silva e Sebastiana Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Renata Mandoio Diniz Magalhães, 29 anos. Profissão: operadora de telemarketing. Filiação: Paulo Diniz e Roselia do Rocio Franco Mandoio Diniz. Sepultamento ontem.

Reny Medeiros, 82 anos. Profissão: empresário. Filiação: Gonçalo Medeiros e Procopia Medeiros. Sepultamento ontem.

Rosa Gomes de Andrade, 48 anos. Profissão: promotora de vendas. Filiação: Sebastião Anastácio de Andrade e Amélia Gomes de Andrade. Sepultamento ontem.

Rosa Trachtenberg Buchatsky, 99 anos. Profissão: professora. Filiação: Salomão Trachtenberg e Clara Trachtenberg. Sepultamento ontem.

Rosilda do Rocio Culpi da Silva, 53 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Orlando Culpi e Adair Paulim Culpi. Sepultamento ontem.

Sebastiana Lopes Suave Garcia, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Suave Neto e Maria Josefa Lopes Suave. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do Cemitério São Marcos.

Silvana Sartori, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Gomes Tavares Filho e Gilce Mar Werner Tavares. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Valdemiro Vieira, 81 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Idalina Vieira dos Santos. Sepultamento ontem.

Wilson Sutto, 84 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Olívio Sutto e Benedita Ribeiro dos Santos Sutto. Sepultamento ontem.

Zeni Oliveira Luvizotte, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Domingos Maurício de Oliveira e Amenaide Santos de Oliveira. Sepultamento hoje, saindo do Cemitério Municipal de Matinhos (PR).

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Curitiba

PUBLICIDADE