• Carregando...
 | Sindimoc/
| Foto: Sindimoc/

Um arrastão em um ônibus próximo do terminal Capão da Imbuia, em Curitiba, terminou com o assaltante preso nesta quinta-feira (8). O assalto aconteceu na linha Araguaia, e, logo depois do veículo deixar o terminal, o motorista encontrou uma viatura da Polícia Militar (PM), que fez o flagrante. As informações são do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc).

De acordo com o Sindimoc, o assaltante entrou no ônibus no terminal por volta das 16h10, como passageiro, e logo após a partida deu a voz de assalto. Ele estava armado com uma pistola. Vários passageiros entregaram seus pertences até que o motorista avistou a viatura da PM e deu sinal de luz para avisar do problema. Ele teria atravessado uma preferencial para chegar até a viatura.

O assaltante foi preso e levado para a Central de Flagrantes, onde se encontra até o momento. Os passageiros conseguiram reaver os pertences. Segundo o Sindimoc, este é o 19º arrastão no transporte público de Curitiba somente em 2018.

Violência constante

O problema da violência nos ônibus da capital e suas redondezas já vem de muito antes dos dezenove casos deste ano. Desde 2017, a questão têm atingido proporções grande demais, resultando em cinco feridos e três mortos. em setembro, um cobrador de 25 anos da linha Gramados foi alvejado por dois tiros no bairro Capão Raso, em Curitiba. No mesmo mês, uma passageira de 24 anos morreu em um tiroteio entre ladrões e um policial militar da reserva durante um arrastão na linha Curitiba/Campo Magro, na Região Metropolitana.

O terceiro caso é do dia 8 de fevereiro, quando um passageiro morreu após ser atingido por um tiro na cabeça. O homem tentava ajudar outra passageira que foi agredida por ladrões na linha Rural, na Linha Verde.

Ações concretas para conter a violência, no entanto, são poucas. A Guarda Municipal e a Polícia Militar, por exemplo, fizeram uma batida em linhas da região de Santa Felicidade no dia 16 de fevereiro. Já a prefeitura continua descumprindo a Lei Municipal 13.885/2011, que exige câmeras nos ônibus da cidade.

De acordo com a Ubrs - empresa municipal que gerencia o transporte - os equipamentos devem ser instalados gradativamente, conforme a frota de ônibus for sendo renovada. A frota de 25 novos biarticulados de Curitiba, que começa a circular no fim de março, deve chegar às ruas já com câmeras de segurança. Nenhum dos casos de arrastões, no entanto, aconteceu em biarticulados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]