• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Mais um homem de 58 anos foi preso em Curitiba após denúncia de abuso sexual no ônibus do transporte coletivo. O novo caso - o terceiro registrado em menos de duas semanas pela polícia - foi na manhã desta quarta-feira (20) no Terminal da Barreirinha. O homem foi detido por um fiscal da Urbs e um vigilante até a chegada da Guarda Municipal. Na Delegacia da Mulher, o caso foi enquadrado como perturbação de tranquilidade e, por isso, o homem foi solto após assinar termo circunstanciado.

Fique atento: Saiba o que fazer em caso de assédio sexual dentro de um ônibus

Assédio, arrastão e mortes: 12 casos que expõem a insegurança nos ônibus em Curitiba

A Guarda Municipal foi acionada por um fiscal da Urbs, por volta das 6h30 desta quarta-feira (20), para atender uma ocorrência de assédio sexual no terminal do Barreirinha.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito detido falava coisas de baixo calão e perturbava as mulheres constantemente - o que foi considerado crime de menor potencial ofensivo. Apesar disso, a delegada que acompanha o caso encaminhou o procedimento para o Juizado Especial Criminal.

Nem a polícia, nem a Guarda Municipal souberam informar em qual linha o assédio ocorreu.

Histórico

Em menos de duas semanas, foram três os casos denunciados de abuso sexual em coletivos de Curitiba. Na primeira situação, no dia 9 de setembro, um homem foi detido pela Polícia Militar depois de ter sido denunciado por abuso sexual contra uma passageira dentro de um ônibus que fazia a linha Santa Cândida-Capão Raso. O caso ocorreu nesta sexta-feira (8), em frente à Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Sete de Setembro. Como negou ter cometido o crime, o suspeito assinou um termo circunstanciado e foi liberado logo em seguida.

Cinco dias depois, a GM prendeu outro suspeito de assediar sexualmente uma passageira no expresso da linha Pinhais-Campo Comprido.

A denúncia registradas se encaixam dentro de uma grande discussão desencadeada há algumas semanas sobre agressões sexuais no transporte coletivo.

Apesar de recorrente, a prática ganhou notoriedade depois que o ajudante geral Diego Ferreira de Novais, 27 anos, foi preso em São Paulo por ejacular em uma mulher dentro de um ônibus na Avenida Paulista. Ele foi solto logo em seguida porque o juiz José Eugenio do Amaral Souza considerou que a atitude de Novaes “não causou constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça”. Menos de uma semana depois, o homem foi detido novamente por atacar outra mulher em um coletivo na Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Dias depois, a Justiça de São Paulo condenou Novais a dois anos de prisão em regime fechado por crime contra a dignidade sexual. A pena se refere a um ataque cometido por Novais contra uma estudante universitária em um ônibus também na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central de São Paulo, em 2013. Novais, que alega ter problemas mentais, soma 17 crimes sexuais em sua ficha criminal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]