• Carregando...
 | Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/FIOCRUZ
| Foto: Raquel Portugal e Rodrigo Méxas/FIOCRUZ

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a área de recomendação para a vacina da febre amarela para todo o Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul irão iniciar a vacinação em todos os seus municípios a partir de julho. A dose aplicada nos estados do Sul será a padrão e não a fracionada.

Segundo o ministro, a ampliação da vacina será gradual no país, com duração de um ano – a conclusão está programada para abril de 2019. A medida é preventiva, para imunizar a população em caso de um aumento da área de circulação do vírus. A pasta informou que serão 77,5 milhões de pessoas vacinadas em todo o país, justamente a estimativa de não vacinados nas novas áreas. Parte do Nordeste, Sul e Sudeste ainda não estavam nas áreas de vacinação. O ministério informa que desde janeiro de 2017 até o momento já foram enviadas 68,9 milhões de doses a todas as unidades da federação, das quais 23,8 milhões foram neste ano.

Leia também: Caso de febre amarela confirmado em Curitiba: não há motivo para pânico

Outros estados

São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia são os primeiros estados a estenderem a vacinação a todos os seus municípios. A expectativa é que até abril de 2019, 1.586 municípios estejam incluídos como áreas com recomendação de vacina, atingindo 100% do território nacional. Em janeiro de 2019, ela é estendida aos estados do Nordeste (Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte). Maranhão não será contemplado por já ser previamente área de recomendação da vacina.

Veja também: Tire dúvidas sobre a febre amarela

Fracionamento

As doses fracionadas da vacina - mais fracas, para permitir uma oferta maior de doses - seguirão sendo aplicadas apenas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, os mesmos em que a ampliação já será estendida a todas as cidades. O plano do ministério é vacinar 40,9 milhões de pessoas somados esses três estados.

No restante do Nordeste e no Sul, a população será imunizada com a dose padrão. A extensão da vacinação pretende vacinar 11,3 milhões de pessoas no Sul e 25,3 milhões no Nordeste.

O Ministério da Saúde solicitou ao laboratório produtor da vacina de febre amarela, Bio-Manguinhos/Fiocruz, um aumento de doses para a rotina de vacinação de 2019.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]