• Carregando...
De acordo com Sindimoc, assaltos a ônibus aumentaram 50% do ano passado para cá. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
De acordo com Sindimoc, assaltos a ônibus aumentaram 50% do ano passado para cá.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Motoristas e cobradores de Curitiba e região metropolitana (RMC) pretendem interromper as viagens do transporte público por uma hora, entre 15h e 16h, nesta segunda-feira (24). A paralisação é em protesto contra a morte do motorista Edmilton José de Melo, 45 anos, assassinado durante um arrastão dentro de um ônibus da linha Curitiba/Jd. Paulista na noite do último sábado (22) em Colombo, na RMC. Além da paralisação, a categoria promete um ato na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, também a partir das 15 horas desta segunda.

Responsável pela administração do sistema metropolitano, a Comec lamentou a morte de Melo e acrescentou que convocou para as 17 horas desta segunda uma reunião que pode definir a criação de um Comitê de Segurança do Transporte Coletivo Metropolitano.

O encontro, afirmou o órgão, é para estabelecer um plano de ação urgente diante do aumento da violência que vitimam motoristas, cobradores e passageiros. Vão participar representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) e também do sindicato das empresas(Setransp) e da Metrocard, associação que reúne as empresas operadoras da região metropolitana.

O Sindimoc aponta crescimento na violência no transporte público: a média de assaltos, que até ano passado era de seis por dia, aumentou 50%, indo para nove por dia. Já os arrastões, como o que vitimou o motorista sábado, acontecem seis vezes por semana, em média. No dia 7 de julho, um adolescente foi assassinado a facadas na linha Pinhais-Rui Barbosa, após discutir com outro rapaz sobre um grupo de jovens que havia furado a catraca.

Assassinato em biarticulado aumenta o medo nos ônibus de Curitiba

Leia a matéria completa

Filmadora já

A mobilização de motoristas e cobradores nesta segunda será o pontapé da campanha “Filmadora Já”, que vai cobrar a instalação de câmeras de segurança em todos os ônibus que circulam por Curitiba e região metropolitana.

Conforme o Sindimoc, a ideia, depois dos atos, é também se reunir com a Sesp para propor novas formas de proteção aos passageiros, motoristas e cobradores. A entidade promete levar até a pasta a proposta de criação de uma delegacia especializada em crimes no transporte coletivo - atualmente, a Guarda Municipal de Curitiba conta com uma patrulha especializada no transporte público.

Em 2011, vereadores de Curitiba aprovaram projeto de lei que previa a a instalação de câmeras de segurança em ônibus, terminais e estações. Em outubro de 2016, quando linhas e tubos chegaram a recordes de assaltos na capital, 622 câmeras se espalhavam por tubos e terminais, mas não havia equipamentos nos veículos.

De acordo com a Urbs, empresa municipal que administra o transporte público em Curitiba, a cidade tem 1.290 ônibus em circulação, nenhum com câmeras. A reportagem questionou a Urbs sobre a possibilidade de implantar sistema de monitoramento dentro dos ônibus, como reivindica o Sindimoc, mas ainda não obteve retorno.

Morte

O assassinato do motorista em Colombo, na última sexta-feira, foi em um dos pontos da BR-116, na altura da Vila Zumbi dos Palmares.Dois homens entraram no coletivo e anunciaram o assalto. Depois de roubar os passageiros, na saída e sem motivo, um dos homens atirou contra o motorista.

A Polícia Civil ainda não tem informações sobre identidade ou paradeiro dos criminosos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]