• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Uma mulher de 26 anos foi presa nesta quinta-feira (19) em Curitiba sob suspeita de ser a líder de uma quadrilha que conseguiu fraudar o aplicativo de transporte individual 99 POP na capital. As investigações começaram a partir de denúncia feita pela própria empresa, que, em seis meses, teria perdido ao menos R$ 30 mil com corridas forjadas somente pela mulher. Segundo a polícia, a suspeita também “dava aulas” para outros interessados sobre como aplicar o golpe. No começo deste mês, a Gazeta do Povo já havia denunciado o esquema.

-Leia mais: Bar no Largo da Ordem é interditado pela Justiça por falta de alvará

De acordo com a investigação, a mulher chegou a trabalhar como motorista do aplicativo. Foi quando começou a fazer cadastros falsos de motoristas e passageiros.Como opção de pagamento, ela indicava número de cartões de créditos clonados. A empresa, que fazia o pagamento antecipado à motorista, só ficava sabendo do golpe porque a fraude era constatada pelas agências bancárias e a empresa acabava não recebendo nenhum valor das corridas, ficando no prejuízo.

“Ela foi motorista, trabalhou um tempo no aplicativo e quando foi descoberto que ela estava fraudando a empresa, ela foi desligada, mas continuou as fraudes, cadastrando novos passageiros e novos motoristas e fazendo itinerários falsos novamente”, explicou o delegado-titular do 8º. Distrito Policial de Curitiba, José Vitor Silva Pinhão. “E ela ainda ofereceu esse conhecimento para outras pessoas que, porventura, quisessem fraudar o aplicativo. Ela oferecia aulas para fraudar a empresa”, afirmou o delegado.

-Leia mais: Sem licenças e alvará dos Bombeiros, campus da Tuiuti pode ser interditado

Segundo o delegado, ainda não se sabe quantas pessoas ela chegou a “ensinar”, nem quantas estão envolvidas em todo o esquema. Por isso, também não há ainda como dimensionar o prejuízo real do app. Mas já se sabe que nenhum passageiro foi afetado. “Não há prejuízo para passageiros. A empresa pagava as corridas fraudulentas diretamente para a morada e não recebia do cartão de crédito”, afirmou Pinhão.

A mulher um homem também foi preso nesta quinta por participar do esquema. Eles responderão pelos crimes de estelionato, associação criminosa e incitação ao crime.

Segurança

Em nota, a 99 informo que, na qualidade de vítima, pediu a abertura da investigação para os órgãos responsáveis e auxiliou nas investigações, fornecendo as informações que eram pedidas. “A 99 reafirma a sua posição e repudia qualquer ilegalidade cometida dentro da sua plataforma”, traz o texto.

Em matéria anterior, a 99 havia informado que possui um time dedicado para analisar casos de segurança e fraude. “Temos processo continuo de inteligência que identifica comportamentos atípicos e, quando constatado abuso pelo usuário da plataforma, realiza o bloqueio da conta de passageiro ou motorista. Além disso, encorajamos que usuários e parceiros motoristas que denunciem casos de abuso através do telefone 0300 3132 421.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]