• Carregando...
 | Alessandro Aranha/Colaboração
| Foto: Alessandro Aranha/Colaboração

Um navio mercante ficou quase 10 horas encalhado no Canal da Galheta, que dá acesso ao Porto de Paranaguá, na região de Pontal do Sul. Segundo a Capitania dos Portos do Paraná, o acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (15), por volta das 16h30. O Porto de Paranaguá acrescentou que o desencalhe foi a 1h50 desta sexta (16).

Veja também: Carros irregulares e abandonados começam a ser guinchados em Curitiba

Fotos que circulam nas redes sociais mostram que o navio que transportava fertilizantes ficou parado muito próximo a uma faixa de areia. De acordo com a administração do Porto, houve um problema no leme da embarcação e, por isso, ela encalhou a cerca de 500 metros da areia.

Na hora em que o problema foi relatado, os rebocadores que ajudam nas manobras marítimas consideraram perigoso iniciar uma operação de retirada porque a maré estava muito baixa. Por isso, o trabalho foi retomado às 23h, já com a maré alta. Pouco antes das 2h da manhã o navio foi desencalhado e fundeado na Baía de Paranaguá, onde será periciado.

Ainda na noite de quinta-feira, uma reunião entre da Capitania com representantes da Praticagem, da empresa de rebocadores e do navio foi realizada para definir o plano de desencalhe. A Capitania dos Portos não informou sobre origem e destino da embarcação, mas confirmou que o navio deve passar por vistorias antes de ser liberado para novas operações. O órgão afirmou ainda que o navio não oferece riscos à navegação.

O espaço onde o navio encalhou, o Canal da Galheta, passa por um processo de drenagem. Iniciadas no ano passado já sob suspeita de irregularidades em um repasse milionário, as obras prometem aprofundar o trecho com a retirada de 15 “Maracanãs” de areia.

Em nota, a Capitania dos Portos afirmou ainda que instaurou inquérito para apurar as causas do acidente que levou ao encalhe. O prazo para conclusão das investigações é de 90 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]