• Carregando...
Um cartaz fixado na grade informa que o posto do Instituto de Identificação do Paraná  foi arrombado | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Um cartaz fixado na grade informa que o posto do Instituto de Identificação do Paraná foi arrombado| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Nem mesmo a polícia está a salvo da ação de criminosos. O posto do Instituto de Identificação do Paraná, localizado nos fundos do 5.º Distrito Policial de Curitiba, no bairro Bacacheri, foi alvo de ladrões na madrugada da última quinta-feira (14). A unidade não contava com câmeras de segurança ou portões de ferro e, após o ocorrido, todos os agendamentos desta quinta e sexta-feira (15) foram transferidos para a próxima semana.

De acordo com a Polícia Civil, porta de entrada do espaço foi arrombada na noite de quarta para quinta-feira e diversos equipamentos eletrônicos – como monitores, câmeras fotográficas, CPUs e impressoras – foram furtados. No entanto, um funcionário do local, que preferiu não se identificar, afirmou que o malote de cédulas de RG prontas para entrega no local não foi levado pelos criminosos. “Talvez os bandidos não o tenham encontrado”, afirmou.

Ainda segundo o colaborador, a equipe já havia solicitado a instalação de câmeras de segurança no local e a troca da porta de madeira por uma de ferro, mas o pedido teria esbarrado na burocracia e não saiu do papel. “Mas parece que agora estão realizando orçamentos para a instalação de um sistema de monitoramento”.

O local não possui câmeras de segurança e o alarme não foi ouvido pelo 5º Distrito PolicialAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Usuários como o funcionário público aposentado Altair Raldi, de 69 anos, considera a situação inaceitável, pois o local pertence à polícia, está localizado atrás de uma delegacia e realiza entrega de documentos que podem ser utilizados de maneira indevida por criminosos para prejudicar pessoas. “O posto de identificação contém informações sobre os usuários e também cédulas de identidade. Me preocupo com a vulnerabilidade em que se encontra”, ressaltou.

Agendamentos transferidos

Raldi ficou sabendo do furto ao chegar no local por volta das 9h30 de quinta-feira para solicitar informações a respeito da renovação do RG e se deparar com um comunicado fixado na grade da unidade. “Vimos que a porta estava entreaberta, mas não havia atendimento. Ninguém falava nada sobre o ocorrido, e um cartaz dizia que o local havia sofrido um assalto qualificado e que todos os agendamentos do dia seriam transferidos para 22 de dezembro”.

De acordo com a Polícia Civil, o local está passando por reformas para voltar a atender o público normalmente, mas não foram divulgadas informações a respeito da instalação de um sistema de segurança no local. O caso de arrombamento será investigado pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]