• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) ainda não tem data para resolver o problema do agendamento online para emissão do Registro Geral (RG). A mudança ocorreu no fim de 2012 e tem gerado inúmeras reclamações de usuários, que acessam o site da Polícia Civil às 9h – horário em que as vagas são liberadas diariamente - e não conseguem agendar o atendimento. A situação fica pior no mês de janeiro, quando a procura pelo serviço aumenta 40% devido às férias escolares, viagens e matrículas, enquanto o Instituto de Identificação trabalha com equipe reduzida e diminui em 30% a oferta de vagas.

O youtuber Tadeu Bastos Gonçalves, de 36 anos, chegou a programar seu celular para despertar todos os dias às 8h58 para que ele acessasse o site da Polícia Civil no horário exato em que as vagas são liberadas. “Eu queria fazer o RG para meus filhos, de três e quatro anos, então entrava no site pontualmente para garantir”. Só que a estratégia não deu certo e, durante quase dez dias, o sistema informava que não tinha horários disponíveis para agendamento. “Acabei desistindo”, revelou o morador do bairro Boa Vista.

Em nota, Instituto de Identificação o reconhece a grande procura pelo agendamento via internet e afirma que a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) estuda ampliar o sistema e aumentar as vagas oferecidas diariamente à população. Mas o projeto ainda está em estudo e não há previsão para ser colocado em prática.

Para os postos de Curitiba, são oferecidas diariamente 370 vagas para agendamento. Mas em janeiro, esse número caiu para 260, queda de 30% na oferta. Na Região Metropolitana, são oferecidas este mês 409 vagas diárias e 87 para o Litoral do Paraná.

Eventos para emissão de RG

Por isso, o instituto tenta driblar o problema participando de eventos públicos e mutirões, nos quais qualquer pessoa pode solicitar o RG pessoalmente. Segundo o órgão, os próximos eventos estão marcados para os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

Além disso, o órgão solicita a ajuda dos usuários que conseguem agendamento. Segundo a instituição, cerca de 30% das pessoas que realizam o agendamento online não comparecem às unidades para confecção do documento no horário escolhido, o que atrapalha o serviço prestado à sociedade. “Pedimos às pessoas que agendaram, mas não poderão comparecer por algum motivo, que entrem no site e cancelem seu agendamento para que outra pessoa possa conseguir essa vaga”, salientou o vice-diretor do Instituto de Identificação, Maurício Lopes.

Casos especiais

Vale ressaltar que cidadãos com deficiência, idosos a partir de 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo não precisam passar pelo processo de agendamento online. Quem necessita do documento por motivo especial, desde que comprovado, também pode ser atendido sem agendamento prévio. “Se a pessoa tem urgência do documento por alguma necessidade de tratamento de saúde, e comprovar no posto do Instituto, será atendida. Mas é importante frisar que é preciso fazer essa comprovação com documentos”, destacou o vice-diretor.

Pessoas que precisam da segunda via de RG emitido há até cinco anos também podem realizar a solicitação sem agendamento. Nesses casos, o pedido deve ser feito no site, sem precisar comparecer no posto para a confecção do documento.

Mas essa regra não é válida para documentos emitidos antes de 2013. Por isso, a bancária Pamela Vais, 30, precisa realizar o agendamento online e também reclama da dificuldade para isso. “Minha primeira identidade é de 2009. Aí ela molhou e eu não consigo solicitar a segunda via. Estou tentando há dois meses e percebi que é impossível. Espero conseguir logo”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]