• Carregando...
Chuva forte pode atingir Curitiba  também nesta segunda (2) | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Chuva forte pode atingir Curitiba também nesta segunda (2)| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Paraná está, novamente, sob alerta de tempestade. Desta vez, chuvas forte e rajadas de vento intensas, acompanhadas de raios e granizo, podem atingir o estado a partir da tarde deste domingo (1°.) e se estender até a madrugada de segunda (2), informa o Simepar. Com a previsão, o instituto orienta a população a ficar atenta às recomendações da Defesa Civil. Em Curitiba, a prefeitura informou que já está com equipes em alerta.

Leia também: Chuva ácida mata peixes em Maringá

Segundo o Simepar, a mudança de tempo será repentina nas regiões paranaenses - muitas das quais tiveram uma manhã ensolarada.

A força da chuva se explica porque as áreas de instabilidade que se espalham pelo estado se associam a uma nova frente fria, combinação que provoca pancadas fortes acompanhadas de muitos raios a partir das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná.

E o deslocamento destas áreas para as outras partes do estado será muito rápido. Assim, são esperados temporais em praticamente todas as regiões - inclusive Curitiba e região metropolitana - nesta virada do dia 1º. para o dia 2 de outubro.

A velocidade que o sistema frontal vai se deslocar pode ainda “potencializar” uma maior severidade dos eventos meteorológicos, ressalta o Simepar. Além disso, existe chance de queda de granizo em algumas localidades, principalmente nas zonas rurais.

Curitiba em alerta

A prefeitura informou na manhã deste domingo que já está com equipes em alerta por causa da previsão, que também prevê tempestades com ventos fortes, que podem vir acompanhados de granizo, para a capital. As equipes estão a postos para atender, sobretudo, situações de alagamento, destelhamentos e quedas de árvores - comuns quando há chuva forte.

Planos de contingência estão sendo preparados junto com as administrações regionais do município: a FAS realiza trabalho de encaminhamento de pessoas em situação de rua a locais seguros; a Setran mantém as equipes a postos em caso de necessidade de desvios de rotas e controle emergencial do trânsito; Guarda Municipal está com as equipes em alerta para auxílio à população, assim como a Defesa Social e Defesa Civil se houver necessidade de mobilização.

Fique atento

Em caso de áreas de inundação, a prefeitura orienta para aviso imediato à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193) .

Além disso, ao verificar riscos de alagamentos, a orientação é proteger a vida e, se precisar retirar algo de casa, pedir ajuda das autoridades competentes. Outra dica é desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]