• Carregando...
 | Leticia Akemi/Gazeta do Povo
| Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo

Os curitibanos que precisam emitir a carteira de identidade vão ter uma boa oportunidade de conseguir o documento. Entre os dias quinta-feira (1.º de março) e sábado (3 de março), o Mutirão na Rua da Cidadania do Boa Vista, ao lado do terminal de ônibus, vai distribuir 1.100 senhas para que a população possa fazer o Registro Geral (RG) sem ter que enfrentar as complicações e dificuldades de quem depende do sistema do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), em que as pessoas levam semanas para conseguir uma senha de agendamento na internet. A crise no órgão da Polícia Civil já se estende há dois anos sem sinal de solução. Assim, os mutirões se tornam a única saída para tentar driblar a burocracia do IIPR e obter o RG, o documento mais básico de qualquer brasileiro.

Ao todo, serão 400 pessoas atendimentos quinta (1.º) e sexta-feira (2) e mais 300 no sábado (3). O objetivo do mutirão, segundo a prefeitura de Curitiba, é exatamente suprir a alta demanda pelo documento, que vem gerando filas enormes na sede do Instituto de Identificação e muita reclamação de pessoas que há meses tentam agendar pela internet uma data para emitir uma nova via do RG.

Leia também: CNH digital poderá ser acessada pelo celular no Paraná a partir de fevereiro

Mas quem pretende tirar o documento no mutirão deve ficar atento aos horários. Embora o atendimento comece somente às 9h em todos os dias de evento, é preciso chegar cedo para garantir a senha de atendimento. No último mutirão, em fevereiro em Santa Felicidade, muitas tiveram de madrugar na fila para conseguir fazer o RG, com as senhas se esgotando em apenas duas horas

De acordo com o chefe de gabinete da Regional do Boa Vista, Reinaldo Boaron, equipes vão ajudar na organização para evitar que o público espere em vão. “A gente vai estar na fila dando orientação e fazendo uma pré-triagem, checando se documentos são válidos para que a pessoa não perca tempo na fila”, explica. Os documentos têm que ser legíveis e em bom estado de conservação para serem utilizados.

Para Boaron, o principal problema é que muita gente chega até mesmo um dia antes do atendimento para garantir um lugar na fila e, nesses casos, não há muito o que a Regional possa fazer. “Vamos acomodar na medida do possível quem chegar. É impossível colocar mil cadeiras, mas queremos oferecer pelo menos um lugar para sentar com tranquilidade”.

Na quinta e sexta-feira, o atendimento está previsto para acontecer até as 18h. Já no sábado, 3 de março, a emissão das identidades será uma hora mais curta, das 9h às 17h.

Outros serviços

Além da emissão de RG, o mutirão vai ainda oferecer encaminhamento para vagas de emprego. O atendimento nesses casos é apenas na quinta e sexta-feira.

Também será feito o atendimento do seguro-desemprego para pessoas que já fizeram o agendamento pela internet, assim como cadastro de estudantes para a rede pública de ensino e a inscrição de animais para castramento gratuito. Na parte de saúde, haverá testes rápidos para doenças como sífilis, HIV e hepatite. Ao todo, serão cerca de 200 serviços gratuitos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]